Seixal associa-se à campanha nacional #NãoSouUmAlvo

campanha nacional GNR
30 Jan '21

A Câmara Municipal do Seixal associa-se à campanha nacional #NãoSouUmAlvo, promovida pela Guarda Nacional Republicana, uma iniciativa que pretende contribuir para a prevenção e para o combate à violência em ambiente escolar.

#NãoSouUmAlvo assinala o Dia Internacional para a Não Violência e Paz nas Escolas, que se comemora hoje, dia 30 de janeiro, e que pretende sensibilizar a população em geral e, em particular, as crianças e jovens, para a existência de violência exercida nas escolas, muitas vezes caracterizada como bullying, baseado em atos contínuos de violência física, psicológica e/ou emocional, intencionais e repetidos, com o objetivo de infligir dor e angústia.

A Guarda Nacional Republicana deixa um conselho aos pais, para que estejam atentos às alterações no humor dos seus filhos, abatimento físico e/ou psicológico, sinais de impaciência ou ansiedade, piores resultados e desinteresse na escola, queixas físicas permanentes (dor de cabeça, de estômago, perturbações no sono, nódoas negras), irritabilidade extrema, ou qualquer outra mudança de comportamento, pois podem traduzir sintomas de uma vítima de bullying.

A toda a comunidade escolar, pede-se que esteja em alerta e presente neste combate à violência em ambiente escolar, promovendo entre as crianças e jovens valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.

Veja o vídeo que a GNR preparou para este Dia Internacional para a Não Violência e Paz nas Escolas.

Diga Não à Violência nas Escolas!