Seixal comemora o Dia Internacional da Proteção Civil

Proteção Civil
03 Mar '20

A Câmara Municipal do Seixal, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, vai comemorar o Dia Internacional da Proteção Civil, com diversas atividades, destacando-se ações de informação e sensibilização junto da população, amanhã, dia 4 de março, no Jardim da Quinta da Água, em Corroios.

Das 9 às 16 horas, diversos agentes de proteção civil estarão presentes na exposição de meios e equipamentos operacionais: os Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, os Bombeiros Mistos de Amora, a Polícia de Segurança Publica, a Guarda Nacional Republicana, a Polícia Marítima e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Foz do Tejo – Seixal, com o objetivo de mostrar as estruturas e meios de apoio e socorro ao serviço da população.

A iniciativa pretende informar o público sobre a importância destas entidades no desenvolvimento da sociedade, e incentivar as pessoas a aprenderem sobre medidas de prevenção e proteção em caso de acidente grave ou catástrofes.

O Dia Internacional da Proteção Civil celebra-se anualmente a 1 de março e, de acordo com a Organização Internacional de Proteção Civil, o tema escolhido para este ano foi «Civil Defence and First Aider in Every Home» («Proteção Civil e Socorro em Cada Lar»), que sublinha o papel fundamental que um cidadão bem preparado desempenha em caso de emergência ou ocorrência de catástrofe.

Os cidadãos são, hoje em dia, simultaneamente protagonistas e agentes ativos de proteção civil, no direito à informação sobre os riscos a que estão sujeitos no seu dia a dia, e no dever de adoção de medidas preventivas e comportamentos de autoproteção adequados.

Todos somos proteção civil! Participe!