Seixal é galeria viva de arte urbana

Babuja
-
11 Jun '19

Nos dias 7, 8 e 9 de junho, o À Babuja – Festival de Street Arte do Seixal voltou a promover grandes e pequenas intervenções artísticas no núcleo urbano antigo do Seixal.

Os artistas Mosaik, Mar, Trafic e a dupla Draw & Contra foram convidados a pintar em locais de grande visibilidade, entre eles o mural do Mercado Municipal do Seixal, que até agora apresentava um trabalho de Eduardo Palaio realizado há 30 anos. 

Eduardo Palaio é também o autor do novo projeto que agora foi executado por Mosaik e Mar. O novo mural foi criado pelo artista para aquele local, como forma de renovar a antiga pintura. Palaio mostrou-se entusiasmado por, finalmente, ver o muro ganhar novas cores através das mãos desta talentosa nova geração.

Outra grande intervenção foi feita numa empena da Santa Casa da Misericórdia, na Praça 1.º de Maio, pelos portuenses Draw & Contra, e é uma pintura de um carpinteiro de machado, em forma de homenagem a uma arte importante na história de trabalho do concelho.

Trafic pintou os quatro lados de um posto de transformação situado no parque de estacionamento dos bombeiros. Através de uma interpretação abstrata de uma embarcação a atravessar um mar de cubos, representa as dificuldades de quem fez da navegação tradicional no Tejo a sua profissão.

Participação das escolas

As escolas do concelho também foram parte ativa neste festival e, durante os três dias, alunos das secundárias de Amora, João de Barros e Dr. José Afonso estiveram no jardim do Seixal a pintar os «cubos» do festival, transformando o espaço num ateliê ao ar livre.

Durante todo o fim de semana, o núcleo urbano antigo do Seixal foi ainda palco de workshops de beat box e graffiti e, no sábado, o palco instalado no jardim recebeu vários concertos de hip-hop e DJ sets.

Mais informações na página do festival.

Partilhar

Está aqui