Seixal entrega contentores para resíduos urbanos biodegradáveis

contentores para resíduos urbanos biodegradáveis
28 Out '19

A autarquia está a proceder à entrega de contentores para a recolha seletiva de resíduos urbanos biodegradáveis (biorresíduos) em três zonas de moradias: Marisol, Vale de Carros e Belverde.

Esta iniciativa insere-se no projeto Recolher Porta a Porta para Valorizar e destina-se às famílias que residam em moradias, que não façam compostagem e que pretendam aderir ao sistema de recolha seletiva.

Nas zonas de Marisol e Vale de Carros, a entrega destes contentores já se encontra a decorrer, estando o início da recolha prevista para dia 9 de novembro. Em Belverde, a entrega dos contentores começa no próximo mês e a recolha será iniciada em dezembro.

As famílias que pretendam aderir recebem um contentor castanho de 120 litros para depositar os resíduos urbanos biodegradáveis que serão depois recolhidos porta a porta pela Câmara Municipal do Seixal. Após a sua decomposição através de um processo natural, os resíduos transformam-se em composto, que será utilizado diretamente nas hortas comunitárias municipais e nas produções agrícolas locais de cariz biológico.

O projeto Recolher Porta a Porta para Valorizar é desenvolvido pela autarquia do Seixal e financiado pelo POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos. Tem como objetivos aumentar a reciclagem dos resíduos urbanos recicláveis, melhorar a limpeza urbana e garantir o cumprimento das metas estabelecidas na Diretiva Quadro dos Resíduos (DQR) e no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2020).

Conheça os procedimentos a adotar, os horários de recolha e a forma como deve separar os seus resíduos:

O que pode colocar no contentor

Os resíduos urbanos biodegradáveis que podem ser colocados no contentor castanho incluem pequenos resíduos verdes como restos de vegetais crus e de frutas, pão, borras e filtros de café, sacos de chá, casca de ovo esmagada, ervas daninhas, folhas verdes, flores, restos de relva cortada, folhas secas, cortes e podas (pequena dimensão), agulhas de pinheiros, serradura, palha, restos de comida cozinhada (carne, peixe, ossos, espinhas, entre outros) e laticínios.

Não coloque no contentor

Resíduos de animais de estimação (areia de gatos, dejetos, etc.), cinzas e beatas de cigarro, cascas de frutos secos (amêndoas, nozes, etc.), resíduos de plantas ou de corte de relva que foram tratados com produtos químicos e plantas com doenças ou infestadas com insetos.

Dias de recolha de resíduos

Vale de Carros e Marisol

Recolha de resíduos indiferenciados (lixo comum) – quartas-feiras, a partir das 7 horas

Recolha de resíduos urbanos biodegradáveis (biorresíduos) – sábados, a partir das 7 horas