Seixal integra projeto que avalia fenómenos meteorológicos

01 Set '22

A Câmara Municipal do Seixal, município que integra a Área Metropolitana de Lisboa (AML) participa no projeto CLIMA.AML: Rede de Monitorização e Alerta Meteorológico Metropolitano, financiado pelo EEA Grants.

Este projeto, que decorre da fase de implementação do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas, da Área Metropolitana de Lisboa (PMAAC-AML), tem como objetivo a criação de uma solução integrada para a monitorização meteorológica em contexto urbano, a concretizar através da rede de 18 estações meteorológicas dos municípios da AML e de uma plataforma online, que permite a consulta de informação, para conhecer os padrões associados às alterações climáticas e os impactos nas comunidades locais.

A estação meteorológica do Seixal está instalada no Centro Distribuidor de Água de Santa Marta de Corroios e monitoriza temperatura, humidade, direção e velocidade do vento, entre outras informações que podem ser consultadas aqui.

O CLIMA.AML: Rede de Monitorização e Alerta Meteorológico Metropolitano constitui ainda uma ferramenta imprescindível no suporte de medidas na adaptação às alterações climáticas nos municípios da AML, sendo um forte apoio na elaboração, em curso, do Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima do Município do Seixal (PAESC2030).

Para mais informações sobre o CLIMA.AML consultar a página do projeto.