Seixal marca presença no Portugal Smart Cities Summit

Smart Cities
10 Out '22

A Câmara Municipal do Seixal volta a participar, em 2022, no Portugal Smart Cities Summit, que se realiza de 11 a 13 de outubro, na FIL, em Lisboa, com o slogan: «iSeixal, Viagem a Um Futuro Sustentável.»

O objetivo é mostrar ao público em geral como, no Seixal, o futuro já está a ser construído hoje, com a implementação de projetos inovadores ligados à mobilidade, ao ambiente, à sustentabilidade e à energia e tecnologia, tendo sempre presente a importância da proximidade e participação dos munícipes.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, afirma que «para ligar todos estes projetos pretende-se utilizar o conceito de viagem, que nos remete não só para a viagem que já está a ser feita atualmente em nome da sustentabilidade, mas também para a viagem que estamos a construir rumo a um município mais inteligente e inovador. É isso que queremos mostrar a quem visitar o nosso stande, pois orgulhamo-nos de ser um concelho onde é bom estudar, trabalhar e viver, ou seja, para fixar pessoas e famílias».

No stande do concelho do Seixal vão ser apresentados alguns dos projetos mais importantes da marca Seixal On, com destaque para as áreas de recolha de resíduos e biorresíduos, nomeadamente o projeto Recolher Porta a Porta para Valorizar e a implementação da recolha seletiva de biorresíduos nas zonas do concelho que já têm recolha a porta a porta, assim como a gestão integrada da recolha de resíduos com o sistema 360 Waste que permite a recolha de dados em tempo real através de tecnologia inovadora e que fornece orientações para uma execução precisa, melhorando o serviço e poupando recursos.

Refira-se que o Seixal On é uma marca que agrega um conjunto de ideias e projetos inovadores, assentes em soluções tecnológicas promotoras do conhecimento nas áreas do ambiente, biodiversidade, mobilidade, energia, descarbonização, qualidade do ar e alterações climáticas, tendo como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. O Laboratório Vivo para a Descarbonização, em plena fase de implementação, é o projeto de excelência que assinala a criação desta marca, dando continuidade ao processo de redução de emissões de CO2 que, entre 2007 e 2018, sofreram um decréscimo de cerca de 36 por cento, fruto do compromisso assumido pela Câmara Municipal do Seixal no âmbito do Pacto de Autarcas.

Neste espaço, serão também dados a conhecer projetos de mobilidade sustentável, o projeto Seixal + e ainda aplicações móveis que visam a promoção do uso do transporte público junto da comunidade escolar. Os visitantes podem também ficar a conhecer melhor o futuro Parque Metropolitano da Biodiversidade que está a nascer na Verdizela e que será o segundo maior parque urbano da Área Metropolitana de Lisboa.

Destaque ainda para o Green Pipeline, um projeto pioneiro em Portugal que, pela primeira vez, introduz o hidrogénio verde na rede de gás natural, sendo este o primeiro passo para trazer a energia do futuro para o presente e que se espera que venha a ter um impacto cada vez mais positivo na autossuficiência energética, no desenvolvimento económico e na proteção do meio ambiente.