Seixal recebe delegação da Palestina

18 Dez '18

O Seixal recebeu no passado dia 13 de dezembro uma delegação composta pelo embaixador da Palestina em Portugal, membros do parlamento palestino e por elementos do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Palestina.

À chegada ao município, a delegação teve oportunidade de visitar a exposição Esta Bandeira de Esperança, sobre a Palestina, patente no átrio dos Serviços Centrais da autarquia, no âmbito da realização do seminário Palestina: História, Identidade e Resistência de Um País Ocupado, que decorreu no dia 30 de novembro.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, depois de um momento de acolhimento da comitiva, conduziu uma reunião onde deu a conhecer o trabalho que o Município do Seixal e a rede Municípios pela Paz têm desenvolvido com vista a colocar o tema da paz na agenda política, considerando que a paz não pode ser tratada como um dado adquirido, sobretudo numa altura em que proliferam tensões em tantos locais do mundo. A paz na Palestina é um profundo desejo do Município do Seixal, por se tratar de um país ocupado há 70 anos e a viver em clima de agressão permanente.

O autarca referiu ainda que iria realizar-se uma reunião do Movimento Municípios pela Paz no próximo dia 28 de janeiro e que nessa reunião era sua pretensão levar uma proposta de trabalho de apoio à Palestina, na qual gostaria de incluir a realização de uma missão a este país. De igual modo, manifestou total disponibilidade para receber uma delegação de jovens da Palestina. Referiu ainda que, no seguimento do seminário sobre a Palestina, saíram recomendações que reforçam o ideal do reconhecimento por Portugal do Estado da Palestina, pelo que estava a preparar o envio de ofícios de apelo ao Presidente da República, primeiro-ministro e Assembleia da República no sentido deste reconhecimento urgente.

Estas propostas foram acolhidas com grande satisfação pela delegação da Palestina que teve como porta-voz, nesta reunião, Azzam Al-Ahmed, membro da Comissão Executiva da OLP e presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Palestina-Portugal, que se congratulou não só pelo trabalho que o município tem realizado em prol da questão palestina, mas também pela possibilidade de levar esta causa e o tema da paz a outros municípios portugueses. Referiu inclusive que o Grupo Parlamentar de Amizade Palestina-Portugal faria questão de dar apoio na organização e receção da delegação de presidentes dos municípios portugueses, pois «na Palestina a paz é um desejo de todos, os palestinos são um povo de paz».

Azzam Al-Ahmed ressalvou ainda a importância do papel dos municípios, a par do papel dos governos, pois a mensagem de apoio à Palestina deverá ser conduzida também ao nível dos governos locais. Considerou que os presidentes do Movimento dos Municípios pela Paz, no decorrer da visita à Palestina, facilmente perceberão que a situação que se vive é injusta e requer uma intervenção urgente da comunidade internacional.

Seguiu-se um período de cortesia com a troca de lembranças entre o presidente Joaquim Santos e a delegação, bem como um momento de confraternização, onde foi possível a troca de impressões entre o presidente da câmara e o embaixador com vista a combinar a visita à Palestina.