Seixal recebe distinção em nome da Rede dos Municípios Saudáveis

05 Abr '19

O Município do Seixal, em representação da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, recebeu esta tarde, dia 5 de abril, em Lisboa, do Ministério da Saúde uma distinção de mérito pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido por esta rede, ao longo de 21 anos, pela promoção da saúde e qualidade de vida das populações.

Nesta cerimónia comemorativa do Dia Mundial da Saúde 2019, dedicada ao tema «Cobertura Universal de Saúde», o município fez-se representar por Manuela Calado, vereadora do Pelouro do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal do Seixal e membro do conselho de administração da rede, que referiu: «fomos distinguidos pela importante ação na mudança da forma como os indivíduos, as comunidades, as instituições e o poder local pensam, compreendem e tomam decisões sobre a saúde das populações».

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação de municípios que tem como missão apoiar a divulgação, a implementação e o desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade.

Constituída formalmente em 10 de outubro de 1997, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis conta hoje com 57 municípios. Desenvolve a sua intervenção tendo por base o apoio, a promoção a definição de estratégias locais suscetíveis de favorecer a obtenção de ganhos em saúde.

Além de promover a intensificação, a cooperação e a comunicação entre os municípios que integram a rede, a associação é responsável por estabelecer pontes com as restantes redes nacionais participantes no projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde.