Seixal tem fatura de água mais baixa da AML

30 Jun '21

A Câmara Municipal do Seixal reduziu em 20 % a tarifa integrada de água, saneamento e resíduos sólidos, abdicando de cerca de 2 milhões de euros de receitas, desde abril de 2021e conta atualmente com a fatura mais baixa da Área Metropolitana de Lisboa.

O objetivo foi apoiar famílias, instituições e empresas do concelho, perante os constrangimentos decorrentes da pandemia da covid-19. Esta medida abrangeu todos os consumidores domésticos e não domésticos.

Um dos tarifários mais baixos da AML

• O Seixal já tinha das três tarifas mais baixas de água, saneamento e resíduos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), mesmo sem a redução de 20 %.
  • Os dados são de um estudo da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores.
  • Em 2020, para um consumo de 120 m3/ano (10 m3 mensais, cada família pagou 20,01 euros por mês. Com a redução de 20 %, o valor baixou para 16.

Excelente qualidade da água

• A autarquia efetua regularmente a monitorização da qualidade da água de abastecimento público.
  • São realizadas análises de controlo através da aplicação do Programa de Controlo de Qualidade da Água, elaborado anualmente e aprovado pela Entidade Reguladora de Serviços de Águas e Resíduos. São ainda realizadas análises extras em reservatórios e captações.
  • Os resultados têm revelado sempre características bacteriológicas, químicas e organoléticas adequadas, os quais podem ser consultadas online.