Seixal volta a associar-se à luta pela igualdade de género

24 Out '22

Celebra-se hoje, dia 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade, comemoração promovida desde 2010 pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), com a intenção de mobilizar e sensibilizar a sociedade portuguesa para a importância da igualdade de oportunidades.

Como forma da assinalar esta data, o município do Seixal, em parceria com o Movimento Democrático de Mulheres, a Rato – Associação para a Divulgação Cultural e Científica e a Junta de Freguesia de Corroios, vai dinamizar, no próximo sábado, dia 29 de outubro, entre as 15 e as 17 horas, a atividade Pintura para a Igualdade, inspirada na questão da igualdade de género, em linha com o mote lançado pela CIG, que se materializará na criação de um desenho e respetiva pintura na parede do cais de cargas e descargas da entrada do Mercado Municipal de Miratejo.

A iniciativa conta com a participação do artística plástico LIBEKA, residente na Quinta da Princesa, de jovens associados aos projetos Tutores de Bairro, da Quinta da Princesa, Estás na Mir@, promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica José Afonso, de Miratejo, da Associação Raízes de Santa Marta, do bairro de Santa Marta de Corroios e da comunidade residente em Miratejo.

A luta pelos direitos das mulheres, ao longo de gerações, tem sido fulcral para a desconstrução dos preconceitos de género e para a assunção da mulher enquanto pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade atual.

Passados tantos anos de luta pelo direito à igualdade, o exercício dos direitos entre homens e mulheres ainda não é igual e os relatos de preconceitos exercidos sobre as mulheres são constantes. Em contrapartida, a mulher começa a aparecer em contextos anteriormente considerados de domínio exclusivamente masculino.