Substituição de contentores convencionais por semienterrados

Moloks
09 Jul '20

A Câmara Municipal do Seixal continua a reforçar a rede de contentores semienterrados em todo o concelho.

Na união das freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires começaram os trabalhos de instalação de 33 novos moloks e, em Miratejo, a rede foi recentemente reforçada com 6 novos equipamentos.

Na freguesia de Amora está praticamente concluída a instalação de 200 moloks, em substituição de contentores convencionais.

Este tipo de contentor traz inquestionáveis vantagens:

• Os resíduos são mantidos mais frescos do que a temperatura ambiente devido às condições de baixa temperatura do subsolo;
  • O desenvolvimento de bactérias é muito menor e a decomposição dos resíduos efetua-se lentamente, sem que se verifiquem odores desagradáveis. As condições mantêm-se por mais tempo e evita-se o transbordo do lixo;
  • Neste sistema, os resíduos estão sempre protegidos no interior de um saco de plástico descartável. Assim, quer o contentor quer o camião de transporte encontram-se sempre em condições de higiene e limpeza.
  • Quanto ao sistema de abertura manual, a Câmara Municipal do Seixal está a consultar o mercado para encontrar uma alternativa que permita a elevação da tampa através de um sistema mecânico ou um sensor de abertura.