A Terra Treme a 5 de novembro

a terra treme 2020
-
02 Nov '20

Na próxima quinta-feira, às 11.05 horas, realiza-se a 8.ª edição do exercício nacional A Terra Treme, que visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.

Em 2020, a edição coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A atividade desenrola-se durante um minuto, na qual os participantes individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os três gestos de proteção: baixar – proteger – aguardar, que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo:

Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;
Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

terra treme


O Serviço Municipal de Proteção Civil do Seixal associa-se a esta iniciativa, quer na sua divulgação, quer no incentivo à prática deste exercício, com o objetivo de contribuir para o incremento de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes, nomeadamente as que têm como origem a ocorrência de sismo.

Os cidadãos e entidades que pretendam participar podem efetuar um registo online, como manifestação do seu compromisso pessoal e/ou institucional para com a causa da proteção e segurança.

A Terra Treme é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Participe, porque todos somos proteção civil.
 

 

Partilhar

Está aqui