A Terra Treme sensibiliza para o risco sísmico
Na próxima quarta-feira, dia 9 de novembro, às 11.09 horas, realiza-se o exercício A Terra Treme, organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e que pretende alertar para o risco sísmico e para a importância de comportamentos que podem salvar vidas.
O exercício, que vai já na sua 10.ª edição, tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: baixar, proteger e aguardar e a conhecer as medidas preventivas e os procedimentos de autoproteção a adotar antes, durante e depois, em caso de sismo.
A participação pode ser feita individualmente ou em grupo e em qualquer local e a ANEPC convida os interessados a efetuarem o registo no seu site para acompanhar as participações a nível nacional.
Sendo um dos domínios de atuação da proteção civil a «informação e formação das populações do município, visando a sua sensibilização em matéria da autoproteção», o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) divulgou e sensibilizou junto das escolas do concelho e juntas de freguesia este exercício com vista ao desenvolvimento de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes, nomeadamente as que têm como origem a ocorrência de sismo.
Neste dia, o SMPC irá ainda acompanhar um dos exercícios, na Escola Básica da Quinta de Santa Marta de Corroios, seguido de um simulacro de evacuação e que contará com a presença do corpo de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, entidade que se associou à iniciativa.
Mais informações no site www.aterratreme.pt.
Todos somos Proteção Civil!
Partilhar