Trotinetes elétricas da Bolt já estão disponíveis no Seixal

08 Jul '22

A partir de hoje, o Seixal conta com 300 trotinetes elétricas partilhadas da empresa de mobilidade Bolt, distribuídas em 26 pontos pelas freguesias do concelho.

Os nossos munícipes e visitantes já podem durante os primeiros 15 dias – período promocional – usar estes veículos por um custo por minuto de 0,05 € e depois aumentará gradualmente até 0,14 € por minuto. O desbloqueio das trotinetes é gratuito.

Para utilizar as trotinetes terá de ter mais de 18 anos, descarregar a aplicação da Bolt disponível para iOS ou Android e seguir os passos para poder começar a sua viagem.

As trotinetes estão equipadas com localizadores GPS, que irão permitir visualizar no mapa da aplicação todos os locais no concelho onde se pode deixar estes veículos, procurando contribuir para evitar que estes se tornem obstáculos para os peões.

O protocolo, assinado no dia 4 de julho entre a câmara municipal e a Bolt, para instalação e operação de um sistema de trotinetes elétricas partilhadas em regime piloto durante um ano, é mais uma medida criada no âmbito da estratégia de descarbonização preconizada para o concelho do Seixal, onde a micromobilidade assume um papel crucial.

Sobre este projeto, o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, afirma que «o nosso município luta para a redução das emissões de carbono, apostando na sustentabilidade do território através da mobilidade elétrica, sendo que este sistema partilhado de trotinetes através de uma plataforma digital permitirá dar uma importante resposta no planeamento da mobilidade no município, em alinhamento com o Plano de Mobilidade e Transportes do Concelho do Seixal».

Joaquim Santos acrescentou ainda que «esta iniciativa vem também ao encontro do nosso estatuto de Smart City ou Cidade Inteligente, iniciativa da Associação Nacional de Municípios à qual aderimos em 2016 e em que nos comprometemos a utilizar a tecnologia para a criação de melhores serviços públicos, melhor utilização dos recursos e menor impacto ambiental, projetando-se como uma cidade criativa e sustentável».