Utilização gratuita do estacionamento da Fertagus

25 Ago '21

A autarquia aprovou hoje, em reunião de câmara, o protocolo no qual o município assume integralmente as despesas relativas à utilização do Parque de Estacionamento A5 de Foros da Amora, atualmente concessionado à Fertagus.

A medida isenta assim os cidadãos de pagarem a utilização daquele espaço e proporcionando condições mais atrativas para o uso regular dos comboios e dos autocarros que partem diariamente daquele terminal rodoferroviário. O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, refere que esta medida « pretende estimular o aumento do uso de transportes públicos e a melhoria do meio ambiente com menos automóveis em circulação».

O executivo aprovou ainda a prorrogação pelo período de 90 dias de uma hasta pública para a aquisição, sob a condição de terreno, para a construção e alienação de habitação para jovens residentes no concelho do Seixal, procurando desta forma potenciar a fixação de casais jovens no município. Entre os apoios financeiros aprovados nesta reunião, destaque para os valores destinados ao funcionamento das várias piscinas municipais: 97 604,00 euros concedidos à Associação Naval Amorense para a Piscina Municipal de Corroios, 44 426, 50 euros para o Clube de Pessoal da Siderurgia Nacional para a Piscina Municipal de Aldeia de Paio Pires e ainda 96 145, 84 euros ao Clube de Canoagem de Amora para a Piscina Municipal de Amora.

Entre as obras de maior vulto atualmente em curso, foi aprovada a comparticipação de mais 200 mil euros à Casa do Educador do Concelho do Seixal para apoio às obras de requalificação das novas instalações da Universidade Sénior do Concelho do Seixal e as outras valências desta instituição.

Foi aprovada também uma comparticipação de 150 637, 81 euros à União das Freguesias de Arrentela, Seixal e Aldeia de Paio Pires para apoio à conclusão da obra de requalificação do Mercado Municipal da Torre da Marinha. Ao nível do associativismo, foram aprovados os seguintes apoios: 60 mil euros à Associação das Coletividades do Concelho do Seixal para apoio ao desenvolvimento das atividades inerentes à 38.ª Seixalíada 2021; 10 mil euros à Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Paio Pires; 7 508, 40 euros à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Fogueteiro; 7 500 euros à Sociedade Filarmónica União Arrentelense e ainda 1 200 euros à Associação do Grupo de Voluntários do Canil/Gatil Municipal do Seixal.