Vamos colocar a biodiversidade do Seixal no mapa

Dia da Biodiversidade
22 Maio '20

A 22 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Biodiversidade e o Seixal aderiu a um desafio entre municípios lançado pela plataforma BioDiversity4All para comemorar a data através do registo de espécies existentes no território. Todos podem participar, mesmo da janela de casa!

A proposta da plataforma de ciência cidadã BioDiversity4All, que em 2020 comemora 10 anos, é a de registar o maior número de espécies possível, entre 22 a 31 de maio, através do site do projeto ou da aplicação (disponível para Android e iOS). Saiba como fazê-lo no final desta notícia.

Vamos colocar a biodiversidade do concelho do Seixal no mapa?

Faça os seus registos à janela, na sua varanda, quintal, jardim ou durante os seus passeios higiénicos, mas sempre de acordo com as recomendações de segurança e de distanciamento físico emitidas pelas autoridades.

Trata-se de uma excelente forma de conhecer de perto a biodiversidade à nossa volta, identificar espécies e, quem sabe, até ajudar cientistas em Portugal e no mundo.

É possível fazer o acompanhamento em tempo real e ver as espécies já identificadas no município do Seixal durante este desafio: https://www.biodiversity4all.org/projects/seixal-dia-da-biodiversidade-2020.

No dia 31 de maio, quando o desafio termina, será conhecido o município com mais observações registadas, com o maior número de pessoas envolvidas e quantas espécies.

O Dia Mundial da Biodiversidade surgiu na sequência da 1.ª Convenção sobre a Diversidade Biológica. A biodiversidade, ou diversidade biológica, refere-se à variedade de organismos no mundo e às relações complexas entre os seres vivos e entre eles e o ambiente.

A ciência cidadã é o envolvimento dos cidadãos nos processos científicos, permitindo-lhes aumentar os seus conhecimentos, o seu sentido de análise e sentido crítico e estreitar a ligação entre cientistas e não cientistas.

Como participar:
1) Aceder ao site https://www.biodiversity4all.org/ e criar uma conta.
2) Descarregar a aplicação iNaturalist no Google Play ou App Store
Na aplicação, em Configurações>Rede iNaturalist, deve selecionar a rede Biodiversity4All.

Documentação útil:
Como registar observações (PDF 826KB)