Vigília contra encerramento da urgência pediátrica no HGO

Vigília HGO
13 Nov '19

As comissões de utentes de saúde de Almada e do Seixal vão realizar uma vigília à porta do Hospital Garcia de Orta no dia 18 de novembro, segunda-feira, às 20 horas.

O protesto surge na sequência do anunciado encerramento das urgências pediátricas do Hospital Garcia de Orta (HGO) a partir de 18 de novembro, todos os dias de semana, entre as 21 e as 8 horas.

As comissões de utentes solicitaram, com carácter de urgência, uma reunião à ministra da Saúde, além da reunião com a administração do HGO. A reunião aconteceu nesta quinta-feira com a ministra da Saúde, em Lisboa, mas as comissões de utentes afirmam que “não há uma evolução” em relação à falta de pediatras. “O que falámos de que a urgência iria fechar a partir do dia 18, todos os dias da semana, a partir das 21 horas” mantém-se, adiantou à Lusa José Lourenço, da Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal. O responsável saudou a “reunião alargada”, onde também estiveram presentes membros do conselho de administração do Garcia de Orta e da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, mas frisou não ter saído “satisfeito” com as soluções apresentadas.

A ministra da Saúde confirmou que o serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta vai fechar à noite a partir de segunda-feira (18 de novembro) e que irá ser prolongado o horário das unidades de saúde de Amora, no Seixal, e Rainha Dona Leonor, em Almada, que vão passar a funcionar das 8 às 0 horas, nos dias de semana, e das 10 às 22 horas, no fim de semana.

A Câmara Municipal do Seixal reagiu com indignação à solução apresentada pela Ministra da Saúde. Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, "o atendimento nos equipamentos de cuidados de saúde primários não pode substituir um serviço de urgência de especialidade num hospital de referência. Não pode a Ministra da Saúde apresentar esta solução a uma população que há anos que está a ser prejudicada com falta de acessos dignos a cuidados de saúde", afirma.