VIII Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

12 Mar '21

O terceiro webinar do VIII Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, subordinado ao tema «Planeta – Ecologia e Saúde», realiza-se no próximo dia 19.

15 horas – Enquadramento

José Manuel Santos, vereador da Câmara Municipal do Montijo

Marta Almeida, investigadora, Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

António Lopes, investigador, Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa

15.50 horas – Boas práticas dos municípios Saudáveis

«Da Terra para "O Mercado": o Cabaz da Semana», Elisa Santos, consultora da área da saúde pública da Câmara Municipal de Valongo

«Bioparque de Pombal: Parque Urbano da Charneca», Município de Pombal

«Escola da Natureza», Leonor Cruz, coordenadora do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Câmara Municipal de Viana do Castelo

16.45 horas – Debate

Moderador: José Manuel Santos, vereador da Câmara Municipal do Montijo

• Aprofundar os conceitos de ecologia e saúde;
  • Identificar estratégias e políticas públicas promotoras de desenvolvimento sustentável;
  • Promover ações municipais que desenvolvam a saúde ambiental.

Mais informação e inscrições

Transmissão ao vivo na página de Facebook da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

O Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS) constitui um dos eventos mais expressivos desta associação de municípios, com realização bienal, e enquadrando os seguintes objetivos:

• Divulgar a RPMS e o trabalho dos municípios associados no contexto dos projetos locais de Cidades Saudáveis;
  • Refletir sobre a definição de estratégias locais conducentes à obtenção de ganhos em saúde;
  • Debater matérias e políticas de saúde no quadro da atualidade nacional e internacional;
  • Definir linhas de trabalho futuro;
  • Monitorizar a participação no Movimento Europeu de Cidades Saudáveis da OMS;
  • Partilhar experiências de promoção da saúde e de qualidade de vida;
  • Estabelecer laços de cooperação com outras organizações nacionais e organismos da administração central;
  • Alargar o leque de parcerias.

O atual contexto de pandemia da covid-19 vivenciado em Portugal e no mundo veio introduzir a necessidade de uma nova metodologia de organização do fórum, que se encontra a decorrer até junho de 2021, composto por 6 webinars, enquadrados nos 6 Pilares da VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde.

Os webinars contarão com a preleção de variados peritos e profissionais relacionados com os temas em causa, e terão tempo para debate e colocação de perguntas pelas pessoas que neles participem, culminando num relatório de sistematização das principais conclusões e perspetivas de trabalho futuro.

A transmissão ocorre em direto, a partir da página de Facebook da RPMS, com participação livre, mediante inscrição prévia.

6 Pilares da VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS:

1. Investir nas pessoas que compõem as nossas cidades;

2. Conceber lugares urbanos que melhorem a saúde e o bem-estar;

3. Promover a participação e parcerias para a saúde e bem-estar;

4. Melhorar a prosperidade das comunidades e o acesso a bens e serviços comuns;

5. Promover a paz e a segurança, através de sociedades inclusivas;

6. Proteger o planeta da degradação, nomeadamente através da produção e do consumo sustentáveis.

Próximos webinars

16 de abril

Participação | Atividade Física para a Saúde

Temas a abordar:

• Importância da atividade física na promoção da saúde: contexto nacional e internacional;
  • Atividade física em grupos vulneráveis;
  • Como promover a atividade física nos municípios. Experiências locais: 3 experiências dos municípios saudáveis.

Objetivos:

• Conhecer os benefícios da atividade física na saúde;
  • Divulgar estratégias de desenvolvimento da atividade física a nível local;
  • Divulgar experiências locais

21 de maio

Participação | Literacia em Saúde

Temas a abordar:

• Situação atual a nível nacional e internacional;
  • A capacitação das pessoas como coprodutoras de saúde comunitária;
  • Estratégias e instrumentos de capacitação;
  • Experiências locais: 3 experiências dos municípios saudáveis.

Objetivos:

• Aprofundar os conceitos de literacia em saúde;
  • Promover o desenvolvimento local de projetos no âmbito da literacia em saúde.

18 de junho

Prosperidade e paz | Parcerias em Saúde

• O papel dos municípios no combate à pandemia covid 19 – análise retrospetiva;
  • O Atlas da Saúde da RPMS;
  • Desenvolvimento dos objetivos da VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis da OMS;
  • Impacto das parcerias em saúde nos indicadores de saúde;
  • Experiências locais: 3 experiências dos municípios saudáveis.

Objetivos:

• Promover intervenção comunitária como fator-chave na promoção da saúde;
  • Conhecer instrumentos para a construção das parcerias em saúde;
  • Divulgar experiências de parcerias em saúde com sucesso;
  • Debater o desenvolvimento dos objetivos da VII Fase da Rede Europeia de Cidades Saudáveis no plano local (RPMS e municípios associados).