Cursos de Recuperação Pós-Parto

Após o período de gravidez e parto, colocam-se à família outros desafios e uma adaptação aos seus novos papéis. O programa de recuperação pós-parto constitui uma ferramenta para a saúde física e mental da mulher no pós-parto, através da associação de exercícios físicos específicos e diferenciados de recuperação física, com o estabelecimento de relações de apoio e aconselhamento que estimulam a mulher a desenvolver a sua autoestima e confiança.

Destinatários

Puérperas e bebés, da área de influência da UCC Seixal, a partir do 21.º dia pós-parto, em partos eutócicos e discócicos (fórceps e ventosas) e a partir da 6.ª semana de partos por cesariana.

• Reeducar o equilíbrio tónico postural
  • Promover suporte emocional e social
  • Aumentar o conhecimento e estratégias parentais perante o desenvolvimento do bebé
  • Promover um espaço de intercâmbio de experiências entre mães

Estrutura

Este curso é constituído por cinco sessões teóricas e vinte práticas. Os exercícios de recuperação pós-parto decorrem entre as primeiras semanas de puerpério e terminam ao quarto mês.

As aulas abordam assuntos como cuidados ao recém-nascido/vacinação, alterações emocionais (baby blues, depressão pós-parto), acidentes no 1.º ano de vida/desenvolvimento psicomotor, suporte básico de vida pediátrico e introdução de novos alimentos. Exercícios de recuperação pós-parto, sessão de pilates e massagem ao bebé são também áreas da componente prática da recuperação pós-parto.

Locais

Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, às terças e quintas-feiras, das 14 às 16 horas

ACES Almada-Seixal – Unidade de Cuidados na Comunidade do Seixal
Email: ucc.seixal.coord@arslvt.min-saude.pt