Prevenir em Coleção

Prevenir em Coleção é um projeto de promoção da saúde e prevenção da toxicodependência e outros comportamentos de risco.

Através de metodologias de ação-reflexão, são abordados temas que visam a promoção de competências pessoais e sociais e dos fatores protetores de cada criança, no sentido de intervir de forma mais lata na promoção da saúde e no desenvolvimento saudável, e junto dos técnicos de educação ao nível da formação de agentes de prevenção.

Na base deste projeto está um material preventivo lúdico que consiste numa coleção de cromos e respetiva caderneta, que são o ponto de partida para abordar diversos temas que visam a promoção da saúde e a prevenção da toxicodependência e outros comportamentos de risco.

Muitos dos temas propostos estão integrados nos conteúdos curriculares e o objetivo é que sejam abordados pelos professores em sala de aula e com o recurso a dinâmicas de grupo.

Simultaneamente é desenvolvida uma abordagem de proximidade, através de um enquadramento na estrutura comunitária, que incluí as perspetivas do indivíduo, família, escola e bairro para que possam ser explorados, jogados, pensados e partilhados com as pessoas que são mais próximas, o que é possível uma vez que muitas destas páginas são preenchidas em casa, com a ajuda da família.

Este projeto tem vindo a ser implementado junto da comunidade escolar desde 1998-1999, abrangendo anualmente, em média, 25 professores/educadores de infância e 600 alunos, desde o pré-escolar ao 4.º ano do ensino básico.

Destina-se a professores, educadores e animadores que trabalham com crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos, integrados no ensino pré-escolar, 1.º ciclo do ensino básico e ATL.

Parceria

  • Câmara Municipal do Seixal
  • ARISCO – Instituição para a Promoção Social e da Saúde
  • Jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico
  • IPSS

Contactos

Câmara Municipal do Seixal
Departamento de Desenvolvimento Social e Desporto – Área da Saúde e Seixal Saudável
Tel.: 212 276 700
Email: seixal.saudavel@cm-seixal.pt

Partilhar

Está aqui