Projeto Integrado de Intervenção Precoce do Seixal

A Intervenção Precoce na Infância (IPI) destina-se a crianças dos 0 aos 6 anos, residentes no concelho do Seixal, com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam a participação nas atividades típicas para a idade ou contexto social, bem como com risco grave de atraso no desenvolvimento.

A IPI é um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, designadamente no âmbito da educação, saúde e ação social.

Objetivos

• Assegurar às crianças a proteção dos seus direitos e do desenvolvimento das suas capacidades, através de ações de IPI em todo o território nacional;
  • Detetar e sinalizar todas as crianças com risco de alterações nas funções e estrutura do corpo ou risco grave de atraso de desenvolvimento;
  • Intervir, após a deteção e sinalização nos termos da alínea anterior, em função das necessidades do contexto familiar de cada criança elegível, de modo a prevenir ou reduzir os riscos de atraso no desenvolvimento;
  • Apoiar as famílias no acesso a serviços e recursos dos sistemas da segurança social, da saúde e da educação;
  • Envolver a comunidade através da criação de mecanismos articulados de suporte social.

O Projeto Integrado de Intervenção Precoce do Seixal dispõe de uma equipa multidisciplinar de intervenção direta, constituída por: assistente social, docentes, enfermeiros, médico, psicóloga, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta.

Podem referenciar as situações de IPI os serviços de saúde, da segurança social, de educação e de intervenção precoce, as famílias, a comunidade em geral e outros.

Sinalização

CERCISA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Seixal e Almada (entidade promotora da Intervenção Precoce da Infância do concelho do Seixal)
Rua Eça de Queirós, Miratejo
2855-236 CORROIOS