Seixal Criativo 23/24

O Seixal Criativo é um projeto pioneiro em Portugal que arrancou no concelho no início de 2023. Trata-se de um centro de aprendizagem e experimentação baseado em projetos nas áreas da ciência e tecnologia.

Pretende-se que o Seixal Criativo apoie os jovens no desenvolvimento de projetos que os vão ajudar na familiarização com as tecnologias pilares de uma Internet em mutação e dotá-los de conhecimentos científicos e tecnológicos de fronteira. Desafios locais e globais serão o pano de fundo para a aprendizagem das bases fundamentais que os vão ajudar a vencê-los. 

No ano letivo 2023-2024, o Seixal Criativo vai crescer, não só porque vai estender as inscrições a alunos entre o 9.º e 11.º ano e possibilitar a escolha entre dois tipos de cursos, mas porque vai ser possível às escolas receberem módulos de formação do Seixal Criativo, dirigidos a alunos a partir do 7.º ano.

– INSCRIÇÕES ABERTAS – 

Dois cursos disponíveis 

Seixal Criativo I - Escola de Bits e Átomos, Meta Seixal e Seixal Mundo
Destinado a alunos do 10.º ano (até ao limite máximo de 70 alunos, divididos em 2 turnos).

O curso Seixal Criativo I permite a participação em todas as fases do projeto. A Escola de Bits e Átomos decorre durante cerca de 2 meses e permite aos estudantes, em grupos preferencialmente de 5 alunos, desenvolver conhecimentos tecnológicos, capacidades de inovação e criatividade e competências pessoais e sociais.

Depois, os alunos passam para o Meta Seixal, um projeto coletivo para colocar o concelho do Seixal no Metaverso (Internet of Everything), e para o Seixal Mundo, que pressupõe o desenvolvimento de projetos pelos grupos de estudantes. Os estudantes serão estimulados a candidatarem-se a prémios, projetos e aceleradoras nacionais e internacionais. 

Seixal Criativo II - Escola de Bits e Átomos e Meta Seixal
Destinado a alunos dos 9.º, 10.º e 11.º anos.

No Seixal Criativo II, os alunos integram a Escola de Bits e Átomos e o Meta Seixal, criando projetos relacionados com o concelho do Seixal, quer seja desportivos, ambientais, culturais ou turísticos.

Seixal Criativo nas Escolas 

O Seixal Criativo nas Escolas é uma das novas valências do Seixal Criativo neste novo ano letivo.

São módulos de formação ministrados nas escolas do concelho, em horário escolar, destinados a alunos do 7.º ao 12.º ano. Estão disponíveis 12 módulos diferentes, com uma componente teórica e uma parte prática, porque o objetivo é que os alunos ponham mãos à obra, trabalhando sempre em grupo.
[+]

Equipa

A equipa que desenvolverá o projeto Seixal Criativo – Escola de Bits e Átomos será coordenada por António Câmara e Edmundo Nobre, considerados por muitos visionários digitais. São investigadores e professores da Universidade Nova de Lisboa, especialistas em áreas tão diversas como realidade virtual, sistemas de informação geográfica, engenharia ambiental e autores de projetos de vanguarda.

A equipa incluirá ainda os seguintes elementos: 
Filipe Coelho (gestão de projetos) 
Francisco Ribeiro (comunicação) 
Nuno Cardoso (inteligência artificial, realidade aumentada e virtual) 
Tiago Carita (modelação tridimensional, hardware, prototipagem) 

Inscrições

As inscrições decorrem a partir de 11 de setembro nos Serviços Online da autarquia, tanto para os alunos que pretendem renovar a inscrição, como para novos alunos. Basta preencher o formulário em cm-seixal.pt. Os novos alunos terão que adicionar os documentos solicitados. 

Mais informações através do telefone 212 275 616, do email juventude@cm-seixal.pt ou em seixalcriativo.com.

Partilhar

Está aqui