Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do Seixal

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do Seixal (SAAS) assegura o atendimento e o acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, incluindo beneficiários de Rendimento Social de Inserção, e o atendimento em situação de emergência social.

Assente num modelo descentralizado de resposta, o serviço conta com a participação de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho, consideradas, pela sua dispersão territorial e experiência acumulada no âmbito da intervenção social, parceiras ideais na implementação do projeto. A estratégia foi considerada a mais razoável pela Câmara Municipal do Seixal, face às exigências colocadas pelo processo de transferência de competências para as autarquias locais em matéria de ação social.

Objetivos do SAAS

• Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação, em articulação com os competentes serviços e organismos da administração pública;
  • Prevenir situações de pobreza e de exclusão sociais;
  • Contribuir para a aquisição e/ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
  • Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
  • Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

A população residente no município deverá deslocar-se aos locais de atendimento que servem a sua morada de residência, sendo que:

• Os residentes na união das freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires devem ter em consideração a área limítrofe das antigas freguesias.
  • Os residentes na freguesia de Amora devem considerar a linha divisória norte/sul, sendo que o norte da freguesia é da área de intervenção do CAPA – Centro de Assistência Paroquial de Amora, e o sul da freguesia de Amora é da área de intervenção da CRIAR-T – Associação de Solidariedade.
  • Os munícipes da freguesia de Corroios residentes em Santa Marta de Corroios, em Santa Marta do Pinhal e na Quinta da Marialva são atendidos pela Santa Casa da Misericórdia do Seixal. Os munícipes residentes nas restantes localidades da freguesia devem deslocar-se aos locais de atendimento do CAPA.

No mapa disponível em sig.cm-seixal.pt, através da introdução da morada de residência, é possível ficar a conhecer o local de atendimento onde os munícipes se devem dirigir.

Locais de atendimento do SAAS

Freguesia de Amora