Historial

Os programas anuais de iniciativas do Ecomuseu Municipal do Seixal integram, desde 2011, o projeto Mensagens de Amor, Quem as Não Tem?, alusivo ao Dia dos Namorados e destinado prioritariamente a turmas de português, de línguas estrangeiras e de educação visual das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos e secundárias do concelho.

Nos primeiros anos, de 2011 a 2012, os alunos e os professores participantes foram convidados a assistir ao processo de composição e impressão das mensagens de amor que tinham produzido no Espaço Memória- Tipografia Popular do Seixal, extensão do Ecomuseu Municipal, e a visitar a Tipografia Popular, empresa onde a terceira geração da família Palaio perpetuava a atividade tipográfica.

A partir de 2013 e já com a colaboração da Biblioteca Municipal do Seixal, o projeto passou a integrar a produção de uma exposição anual, Mensagens de Amor, Quem as Não Tem?, e a sua exibição, no átrio da Biblioteca Municipal do Seixal, sempre durante o mês de fevereiro de cada ano.

Alunos e professores participantes, mas também leitores e público da biblioteca, tiveram, ano após ano, a oportunidade de visitar cada uma das edições desta exposição, de ler e explorar as mensagens exibidas e de pensar e falar sobre os diferentes tipos de amor num quadro alargado de participação cidadã.

Complementarmente, no Espaço Memória – Tipografia Popular, assistiram e participaram no processo de composição manual e na impressão das suas mensagens que, sob a forma de marcadores de livros, foram oferecidas e distribuídas pelos utilizadores do Ecomuseu e da Biblioteca Municipal.

Com o objetivo de continuar a qualificar e alargar este projeto, o Ecomuseu Municipal, através do seu Centro de Documentação e Informação, iniciou, em 2018, a dinamização de sessões de escrita criativa informal com os professores participantes no projeto. Desformatar ideias concebidas, libertar a escrita, abrir a mente e o coração foram os principais objetivos dos estímulos criativos que os professores levaram consigo para motivar os alunos na realização das suas mensagens de amor.

Também na edição de 2020, os horizontes se alargaram e foram mesmo além-fronteiras, com a participação da CERCISA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação dos Cidadão Inadaptados do Seixal e Almada e de escolas da Lituânia, Áustria, Finlândia e Itália, parceiras da Escola Básica Pedro Eanes Lobato, no âmbito do Programa Erasmus. Esta edição da exposição integrou mensagens e testemunhos enviados durante o período de confinamento, a partir das casas de alunos e professores, e foi apresentada no programa da RTP Estudo em Casa.

Desafio

 

O desafio que lhe lançamos é que escreva uma mensagem de amor. Deixe-se levar e fique ainda conhecer melhor o projeto.
Sessão de escrita criativa - PDF [3,7 KMB] 

Partilhar

Está aqui