1.ª Sessão | FiSahara

Outubro 2022
21.30 h

Criado em 2003 por gente do povo saarauí, nos campos e na sociedade civil espanhola, o FiSahara – Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental é um festival anual de cinema e cultura de direitos humanos, que busca entreter e capacitar o povo saarauí através do cinema, bem como aumentar a consciencialização internacional sobre o conflito ignorado do Saara Ocidental.

Filmes da sessão

Soukeina, 4400 días de noche

De Laura Sipán (2017)
Duração: 28 minutos.

Centra-se na vida de uma ativista saaraui que desapareceu durante dez anos após a ocupação marroquina. A tortura, o isolamento, o sofrimento da sua parte e dos seus familiares, é a história de Soukeina Birlelu, mas muitos saarauis foram obrigados a desaparecer, muitos nunca voltaram e não se sabe o que aconteceu e onde estão os seus corpos.

Solo son peces

De Paula Iglesias e Ana Serna (2019)
Duração: 17 minutos.

Este documentário mostra-nos, através do trabalho de três mulheres saarauís, a piscicultura que existe nos campos de refugiados, que criam peixe no meio do deserto quando o seu território, o Saara Ocidental, é rico em recursos naturais e sobretudo em peixe. Esta curta percorreu vários festivais e foi indicado ao Goya de melhor curta documental.

Em busca de Tirfas

De Lafdal Mohamed Salem (2020)
Escola de Formação Audiovisual Abidin Kaid Saleh.
Duração: 14 minutos.

Quando nasces num campo de refugiados, sonhas um dia vir a morar na sua terra natal, e com o passar do tempo isso não passa de um sonho... tornas-te pai de família, e aí tens que enfrentar a vida para alcançar a autossuficiência. Lutas para alcançar os teus sonhos e enfrentas os obstáculos do dia a dia. Entre os dois mundos, acabas por fazer o que nunca pensaste fazer.

Toufa

De Brahim Chagaf (2020), ficção.
Duração: 30 minutos.

Narra o sofrimento de três gerações de mulheres que vivem no exílio e montam acampamentos no meio do deserto.

Formulário online

Geral

Informações bilheteira.cultura@cm-seixal.pt ou 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas)

Entrada livre, mediante reserva prévia através do formulário online