40 Anos de Corroios – 40 Fotos

Outubro 2021
    Dezembro 2021

Exposição de fotografia de António Francisco Melão.

Inaugurada no dia 21 de outubro, quinta-feira, às 19 horas.

De 21 de outubro a 4 de dezembro

De terça-feira a sábado, das 15 às 19 horas.

Catálogo da exposição – PDF [787 KB]

Qual andarilho da imagem, António Francisco Melão conta com mais de três décadas de fotografia, um sem-número de bandas retratadas e um nome que resume tudo: Cameraman Metálico, o fotógrafo português mais heavy metal.

O «bichinho» da fotografia despertou-lhe o interesse por volta dos dezoito anos. Sem formação, afirma que sempre foi autodidata: «Comprava muitos livros, via muitas fotografias. Com filme aprendia-se diferente do que agora com o digital. Comecei a trabalhar com diapositivos e com [o formato] 6x6», lembra. «Era tudo diferente».

A fotografia ocupou-o quer em part-time, no período em que trabalhava numa fábrica de explosivos no Seixal, quer enquanto fotojornalista, tendo passado por várias publicações, entre elas o Diário Popular e A Capital.

À fotografia somou a paixão pela música e por um estilo em concreto: o heavy metal.

Foi dos primeiros a ir aos grandes festivais na Europa, no tempo em que o formato ainda não se tinha estabelecido por cá.

António Melão não consegue escolher a melhor foto que tirou, nem tem ideia de quantas bandas fotografou.

«Dentro do pit [fosso entre o público e o palco] sinto-me um elemento do público que tem alguns privilégios. As pessoas também me veem a mim como sendo um deles. Sempre que entro no pit há malta que chama por mim», conta.

Residente, orgulhoso, no concelho do Seixal, a Câmara Municipal do Seixal tem, assim, o prazer de proporcionar ao público o trabalho deste cidadão do mundo, da imagem e da música.

Obrigado, António!

Joaquim Santos