Ambrose Akinmusire Quintet
-
25SábadoOutubro 2014
Ambrose Akinmusire: trompete; Walter Smith III: saxofone tenor; Sam Harris: piano; fender rhodes; Harish Raghavan: contrabaixo; Tommy Crane: bateria
Natural de Oakland, na Califórnia, Ambrose Akinmusire é um músico ainda jovem, mas foi já considerado pela revista Downbeat como o maior trompetista da atualidade. O trabalho com músicos como Jason Moran, Esperanza Spalding, Steve Coleman, Vijay Iyer, Aaron Parks, David Binney, Jack DeJohnette, Herbie Hancock ou Wayne Shorter e o contacto permanente com artistas de diferentes estilos permitem-lhe apresentar uma sonoridade e uma dinâmica muito próprias, que o colocam entre os intérpretes mais interessantes do atual panorama do jazz.
O seu estilo foi definido pela crítica americana como «linguagem pós-bop atmosférica».
A sua música conserva o equilíbrio entre a herança e a inovação, entre a liberdade e a contenção, cativando desde o começo.
Foi esta capacidade rara, exclusiva dos grandes comunicadores do jazz, que fez com que Akinmusire recebesse o Paul Acket Award 2014, um reconhecimento pela sua «musicalidade extraordinária». Em 2007, já havia sido premiado pelo Thelonious Monk Jazz Institute e pelo Carmine Caruso Institute of Jazz Studies.
When The Heart Emerges Glistening, o seu trabalho de estreia para a editora Blue Note, foi recebido com enorme entusiasmo pelo público e pela crítica.
No seu último trabalho, The Imagined Savior Is Far Easier To Paint, também para a prestigiada Blue Note, continua a quebrar barreiras no jazz, num estilo provocador e ambicioso.
Walter Smith III nasceu em Houston, no Texas, em 1980. Toca saxofone desde os 7 anos de idade. Estudou no conceituado Berklee College of Music, em Boston. Participou em gravações e concertos dos grupos de Terence Blanchard, Roy Haynes, Christian McBride, Eric Reed, Joe Lovano, Mulgrew Miller, Bob Hurst e Lewis Nash, entre outros. Entre 2006 e 2010, editou três discos e acaba de editar o quarto, Still Casual.
Sam Harris, natural de Dallas, no Texas, começou a estudar piano muito jovem, quando ainda nem chegava com os pés aos pedais. Em 2004, matriculou-se na Manhattan School of Music, em Nova Iorque, tendo-se licenciado pouco antes de se apresentar no Hot Clube de Portugal, em Lisboa. Teve oportunidade de estudar com Jason Moran e John Riley. Em janeiro deste ano, editou o seu primeiro disco enquanto líder: Interludes.
Filho de pais indianos, Harish Raghavan nasceu em Northbrook, perto de Chicago, em 1982. Começou a estudar contrabaixo ainda jovem e matriculou-se na Southern Califórnia University com apenas 17 anos. Paralelamente, estudou com Robert Hurst, em Los Angeles. Tocou nos grupos de Kurt Elling, Vijay Iyer, Mark Turner, Aaron Parks, Greg Osby e Benny Green.
Sessão de autógrafos no final de cada espetáculo.
Assinatura (5 dias): 40 euros *
* 25% de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal.
Tel.: 210 976 103
Tlm.: 961 921 188 (reservas)
Site: SeixalJazz 2014

