Christian McBride's New Jawn

Marcus Strickland: saxofone
Josh Evans: trompete
Nasheet Waits: bateria

Christian McBride nasceu em Filadélfia, em 1972, e cedo tomou contacto com alguns dos nomes históricos do jazz ao acompanhar o seu pai, Lee Smith, igualmente contrabaixista, em digressões. Esboçava-se uma auspiciosa carreira, confirmada com a conquista de oito prémios Grammy (e 16 nomeações para os mesmos), a gravação de mais de 300 concertos e o lançamento de inúmeros álbuns desde 1995 enquanto líder.

Foi em 1989 que ingressou na Juilliard School, em Nova Iorque, chamando a atenção do saxofonista Bobby Watson que o recrutou para digressões. Ao longo de uma década, McBride formou-se, na prática, em centenas de gravações e inúmeros espetáculos. A prática que o levou a criar, em 2000, a Christian McBride Band com o saxofonista Ron Blake, o teclista Geoffrey Keezer e o baterista Terreon Gully. «Live at Tonic», de 2006, é um dos registos discográficos desta formação.

Em 2009, McBride estreia o quinteto Inside Straight, enveredando, de acordo com a crítica, por uma via mais tradicional do jazz. Segue-se a Christian McBride Big Band e a conquista de um Grammy, em 2021, com o trabalho «The Good Feeling». Conta também com inúmeras colaborações no jazz, com Freddie Hubbard, Chick Corea, Herbie Hancock, Pat Metheny e Brad Mehldau, no R&B, com James Brown, Chaka Khan e Natalie Cole, no pop-rock, com Sting, Paul McCartney e Carly Simon, e no hip-hop e neo-soul, com The Roots, D'Angelo e Queen Latifah.

Ao de músico, juntam-se os papéis de diretor artístico no Newport Jazz Festival e no TB James Moody Jazz Festival, e o de codiretor do National Jazz Museum no bairro de Harlem, em Nova Iorque. Destaca-se no ativismo ao ser uma voz presente na luta contra o racismo e outras formas de discriminação, mas também pela ação na Jazz House Kids, uma organização artística comunitária fundada pela sua mulher, a vocalista Melissa Walker, dedicada à educação de crianças através do jazz. Acrescenta-se o papel de animador de um programa semanal de rádio e de um podcast de entrevistas sobre jazz. É ainda Brother Mister, alter-ego para a sua atividade enquanto DJ em alguns clubes de jazz.

Christian McBride's New Jawn é o nome do seu mais recente projeto, ao qual se juntam Marcus Strickland, no saxofone, Josh Evans, no trompete, e Nasheet Waits, na bateria. Quando garra e coragem são as pedras de toque que caracterizam a formação, McBride tinha de recorrer ao calão da sua cidade natal, trazendo «jawn», gíria para designar uma pessoa, um lugar ou uma coisa, para o nome desta formação. Um projeto que desafia o que anteriormente fez. Uma aventura em novos territórios com o som característico de McBride, robusto e envolvente, ágil e inventivo no centro da ação. O início de 2023 fica marcado pela edição de «Prime», o segundo registo discográfico da Christian McBride's New Jawn.

Álbum Christian McBride's New Jawn Spotify | YouTube

Christian McBride Facebook | Instagram | Site | Twitter | YouTube

Bilheteira

- Na Ticketline e locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
- A bilheteira do Auditório abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

Bilhete único: 12 euros (25 % de desconto para jovens até 25 anos, munícipes, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal).
Assinatura de bilhete único: 60 euros (6 dias).

Reservas/informações Ticketline
- Ligue (24 horas)
- A partir do estrangeiro ligue +351 217 941 400

Facebook SeixalJazz