Don Juan

Junho 2022
    Junho 2022

Espetáculo pelo Teatro do Bairro.

Classificação etária: M/ 12 anos.
Duração: 90 minutos.

Sinopse

No ano em que se comemoram os 400 anos do nascimento de Molière, o Teatro do Bairro traz à cena a peça «Don Juan», homenageando o autor e o teatro barroco francês, um movimento que anunciou o Iluminismo, entrando em rutura com os temas de cariz religioso e com a própria conceção plástica dos espetáculos. As três portas da cena grega são substituídas por telões pintados em que se explora a tridimensionalidade do espaço e a perspetiva.

A peça conta a história de Don Juan, uma personagem que despreza a hipocrisia, é escandalosamente direto, não tem consciência moral, é um sedutor infiel, mentiroso, orgulhoso, insolente, pondo em questão os valores da época (honra, casamento, família, religião), ignorando e troçando do castigo divino. Não existe nele arrependimento, mesmo no momento final em que é levado para a morte pela mão da Estátua do Comendador.

Ficha técnica

Texto: Molière | Tradução: Fátima Ferreira e Luís Lima Barreto | Encenação: António Pires | Com: Carolina Campanela (Elvira), Carolina Serrão (Carlota, Violette), Catarina Vicente (Maturina, Espectro), Francisco Vistas (Gusmão, Don Carlos), Hugo Mestre Amaro (Don Alonso, senhor Domingos), Jaime Baeta (Dom Juan), João Barbosa (Esganarelo), Luís Lima Barreto (Don Luís, Estátua do Comendador), Mário Sousa (Pedrito, Pobre) | Conceção de cenário: Alexandre Oliveira | Desenhos e pinturas de cenário: Jacqueline de Montaigne | Figurinos: Luís Mesquita | Desenho de luz: Rui Seabra | Desenho de som: Paulo Abelho | Assistente de encenação: Miguel Bartolomeu | Construção de cenário: Fábio Paulo | Costureira: Rosário Balbi | Assistente de figurinos: Catarina Vicente | Operação de luz: João Veloso | Operação de som: António Oliveira | Direção de cena: Miguel Bartolomeu | Assistência à direção de cena: Afonso Luz | Bilheteira: Sofia Estriga | Ilustração: Joana Villaverde | Fotografia de cena: Miguel Bartolomeu | Spot de vídeo: Tiago Inuit | Produção executiva: Ivan Colleti e Federica Fiasca | Administração de produção: Ana Bordalo | Comunicação: Maria João Moura | Produtor: Alexandre Oliveira | Coprodução: Teatro Municipal Joaquim Benite | Produção: Ar de Filmes e Teatro do Bairro.

Bilheteira

- Na Ticketline (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
- Na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

Bilheteira/Informações 210 976 100 (Fórum Cultural do Seixal)

Bilheteira Online/Reservas (24 horas) 1820 (Ticketline)

Preço
10 euros (público em geral) | 6 euros (jovens até 25 anos, reformados, funcionários das autarquias do Seixal e profissionais do espetáculo para bilhetes adquiridos na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal)