Elas Também Estiveram Lá

Março 2023

Sessão de cinema integrada nas comemorações do Dia Internacional da Mulher.

De Joana Craveiro (produção Teatro do Vestido), 2021

Classificação etária: M/ 12 anos.
Duração: 105 minutos.

Um documentário poético sobre a invisibilidade das mulheres em acontecimentos históricos, tanto durante a ditadura portuguesa de 1926-1974 como no processo revolucionário de 1974-1975.

Combinando testemunhos, fotografias e documentos originais, o filme reencena essas vidas invisíveis e culmina com uma cena filmada numa pequena sala de cinema, que se acredita ter sido usada pelos censores durante a ditadura portuguesa.

Estreado em sala no âmbito do Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, em novembro de 2021, foi galardoado com a Menção Honrosa do júri.

Conceção, texto e realização: Joana Craveiro | Interpretação: Ainhoa Vidal, Inês Monteiro, Inês Rosado, Joana Craveiro, Joana Margarida Lis, Júlia Guerra, Tânia Guerreiro, Vera Bibi | Figuração: Sónia Guerra, Tatiana Damaya; Sónia Guerra e Tatiana Damaya participam neste projeto no contexto de estágio curricular, ao abrigo de protocolo entre o Teatro do Vestido e ESAD.CR | Apoio ao Argumento: Miguel Bonneville | Câmara: José Torrado | Montagem: José Torrado, Joana Craveiro | Direção de fotografia: José Torrado, João Cachulo | Iluminação: João Cachulo | Direção de som: Rui Dâmaso | Voz-off em Estúdio e Sound Mixing: Sérgio Milhano | PontoZurca | Assistência de realização e anotação: Estêvão Antunes | Música original e ambiente sonoro: Francisco Madureira | Direção de arte: Teatro do Vestido | Guarda-roupa: Ainhoa Vidal | Apoio criativo em várias frentes: Tânia Guerreiro | Direção de produção: Alaíde Costa | Assistência de produção: João Ferreira | Gestão financeira: Leocádia Silva | Apoio: Câmara Municipal de Lisboa – Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico | Coprodução: Teatro do Vestido e EGEAC.

Formulário online

Geral

Informações bilheteira.cultura@cm-seixal.pt ou 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas)

Entrada livre, mediante reserva prévia através do formulário online