Novembro 2023

Espetáculo de David Greig, no âmbito do 40.º Festival de Teatro do Seixal.

Classificação etária: M/ 14 anos.

Passada numa minúscula plataforma de uma estação de comboios, numa pequena cidade europeia de fronteira, a peça de 1994 de David Greig não parece ter sido escrita há tanto tempo. Esta cidade – em tempos um lugar importante onde os passaportes eram verificados – está em agonia: a fábrica de lâmpadas fechou e os comboios já não param ali.

O desespero dos refugiados que não conseguem encontrar um lugar para descansar, a privação de direitos dos jovens, uma cultura onde o lucro não está em fazer, mas em comprar e vender, e a ameaça imaginária dos imigrantes que paira no ar onde quer que as pessoas sintam que não só os comboios foram cancelados, mas também o seu futuro. Este é o começo de Greig, mas a sua mistura pungente de poesia e realismo é instantaneamente reconhecida, tal como a sua elevada consciência geográfica e a sua representação de pessoas que vivem no limite, física e mentalmente.

Acessibilidade – LGP e Audiodescrição
Nota: Para este espetáculo, a Câmara Municipal do Seixal irá disponibilizar transporte em autocarro, para pessoas cegas, entre a estação de comboios do Fogueteiro e o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, mediante inscrição até quarta-feira, dia 8 de novembro, às 16 horas.
Partida da estação do Fogueteiro: 20.30 horas
Regresso à estação do Fogueteiro: partida do Fórum Cultural do Seixal após o final do espetáculo
Inscrições (até 8 de novembro, às 16 horas): T. 915 63 5 090 / bilheteira.cultura@cm-seixal.pt

Ficha técnica: Tradução: Pedro Marques | Com: Américo Silva, Gonçalo Carvalho, Inês Pereira, Nuno Gonçalo Rodrigues, Paulo Pinto, Pedro Caeiro, Rita Rocha Silva e Simon Frankel | Cenografia e Figurinos: Rita Lopes Alves | Assistência de Cenografia: Francisco Silva | Luz: Pedro Domingos | Som: André Pires | Vídeo: Jorge Cruz | Assistência de Encenação: Joana Calado e Pedro Cruzeiro | Encenação: Pedro Carraca | Produção: Artistas Unidos