Fazer Um Alfabeto de Aniversários

Fevereiro 2023
    Fevereiro 2023

Espetáculo por Teatro do Bairro.

Classificação etária: M/ 12 anos.
Duração: 90 minutos.

Depois do êxito de «O Mundo É Redondo», que venceu, em 2019, o Prémio SPA para Melhor Espetáculo de Teatro, o Teatro do Bairro apresenta mais um texto de Gertrude Stein (1874-1946). Desta vez, trata-se de «Fazer Um Alfabeto de Aniversários», a partir da tradução de Luísa Costa Gomes, cuja adaptação para teatro permite a António Pires afirmar a linha que, ao longo da sua carreira, tem desenvolvido e que se pode designar como teatro coreográfico. No elenco, o encenador conta com cinco atrizes que, ao longo dos anos, têm integrado espetáculos do encenador sendo suas cúmplices na linguagem cénica.

Sinopse

É exatamente o que o título indica: um alfabeto de aniversários, uma lista das pessoas cujos nomes começam por letras e que fazem anos num certo dia e o que é que acontece nesse mesmo dia. Histórias e mais histórias sobre as pessoas e as letras e o que quer dizer fazer anos.

Escrito em 1940, um ano depois da publicação de «O Mundo É Redondo», To Do: A Book of Alphabets and Birthdays «é um livro de aniversários que gostaria de ter lido em criança», disse Gertrude Stein. É o reencontro de António Pires e de Luísa Costa Gomes com a autora modernista que completa o díptico deste género literário adaptado ao teatro.

Ficha técnica

Autor: Gertrude Stein | Tradução: Luísa Costa Gomes | Encenação: António Pires | Com: Carolina Campanela, Carolina Serrão, Inês Castel-Branco, Maya Booth e Vera Moura | Cenário: João Mendes Ribeiro | Figurinos: Luís Mesquita | Música: Guilherme Alves | Coreografia: Paula Careto | Caracterização: Ivan Coletti | Desenho de luz: Rui Seabra | Desenho de som: Paulo Abelho | Construção de cenário: Fábio Paulo | Confeção de figurinos: Carla Pereira | Assistente de figurinos: Tomás de Almeida | Assistente e operação de luz: João Veloso | Operação de som: Antonio Oliveira | Direção de cena: Max Pons | Assistência à direção de cena: Afonso Luz | Ilustração: Joana Villaverde | Fotografia de cena: Miguel Bartolomeu | Bilheteira: Sofia Estriga | Coordenação de produção: Ivan Coletti | Administração de produção: Ana Bordalo | Comunicação: Maria João Moura | Produtor: Alexandre Oliveira | Produção: Ar de Filmes/Teatro do Bairro.

Bilheteira

- Na Ticketline (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
- Na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

Bilheteira/Informações 210 976 100 (Fórum Cultural do Seixal)

Bilheteira Online/Reservas (24 horas) 1820 (Ticketline)

Preço
10 euros (público em geral) | 6 euros (jovens até 25 anos, reformados, trabalhadores das autarquias do Seixal, profissionais do espetáculo e para Teatro da Terra, para bilhetes adquiridos na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal)