Festival do Maio 2023

Maio 2023
    Maio 2023
21.00 h

O Festival do Maio regressa ao Parque Urbano do Seixal com duas noites de concertos que têm como denominador o discurso de intervenção.

A programação assenta em dois polos fundamentais: a preservação da memória, trazendo a palco o legado histórico da música de intervenção e protesto, bem como as lutas atuais, dando voz a novos artistas e novos géneros musicais.

À semelhança da edição anterior, serão produzidos vídeopoemas que pontuarão os intervalos entre as atuações do palco principal, em que artistas de diferentes áreas são convidados a interpretar poemas.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal, com direção artística de Luís Varatojo e parceria media da Antena 3 e do Sapo.

A entrada é livre, sujeita à lotação do recinto.

Recinto

Abertura: 19 horas.

Entradas e saídas:

• Porta da Mundet, junto ao rio;
  • Entrada do Parque Urbano do Seixal, junto ao Estádio Municipal do Bravo.

Zona de street food.

26 de maio, sexta-feira, às 21 horas

Prétu (Portugal)

Prétu Xullaji (antes Chullage) é um rapper conhecido pelo seu lirismo e intervenção política. O rapper junta a sua música à de músicos que o inspiram, e cruza a linguagem das artes visuais, do teatro e da dança à procura duma estética própria. Prétu tem três singles: «Waters», com Lowrasta, «Fidju Maria», com Dino d’Santiago, e o mais recente com Tristany pois, no multiverso de Prétu, «A Luta Continua».

Moullinex (Portugal)

Moullinex é o alter ego do produtor português, DJ e multi-instrumentista Luís Clara Gomes. De contemplações melancólicas na eletrónica à house e aos discos mais exuberantes, o seu trabalho colhe elogios pelo público e pela crítica.
Conhecido pela sua capacidade de colocar multidões a dançar, Luís Clara Gomes vai certamente transformar o Parque Urbano do Seixal numa pista de dança.

Peaches (Canadá)

Merrill Nisker, mais conhecida como Peaches, é uma artista de electroclash canadiana, a viver em Berlim. Os seus espetáculos são energéticos, tal como a artista, que cruzou diferentes texturas da música eletrónica com pop, rap e uma atitude profundamente punk.

27 de maio, sábado, às 21.30 horas

Sam The Kid com Orquestra e Orelha Negra (Portugal)

Sam The Kid é há muito sinónimo do melhor hip-hop em português e está de volta aos concertos em nome próprio acompanhado pela sua banda de sempre, os Orelha Negra (Fred Ferreira, Francisco Rebelo, João Gomes e DJ Cruzfader) e também com uma orquestra composta por 24 elementos dirigida pelo maestro Pedro Moreira.

Gabriel, o Pensador (Brasil)

Pioneiro do movimento hip-hop no Brasil, Gabriel, o Pensador mostra no espetáculo que celebra os 25 anos de carreira que é muito mais do que rapper. É compositor, músico, contador de histórias e, acima de tudo, um comunicador.

Mapa do recinto

Preço
Entrada livre, sujeita à lotação do recinto