FiSahara | Mutha & the Death of Hamma-Fuku, Unsubmissive e Running Home

  • 04
    Quarta-feira
    Outubro 2023
21.30 h


A Mulher Saarauí – Acampamentos / Territórios Ocupados / Diáspora

Sessão de 82 minutos.

 

Mutha y la muerte de Hamma-Fuku | Mutha & the death of Hamma-Fuku

De Daniel Suberviola 
Espanha | 2021 | 26 minutos
Idiomas: árabe hassani e inglês

Sinopse

Mutha procura minas antipessoais no deserto do Saara Ocidental e todos os dias enfrenta a morte. Cada mina terrestre explodida lembra-lhe que salvou uma vida, mas também que uma mina marcou o seu destino. Mutha não está sozinha entre o fogo e a areia, ao seu lado, uma presença paralisa-a, mas também a força para continuar a procurar.

 

Insumisas | Unsubmissive

De Laura Dauden e Miguel Angel Herrera 
Espanha | 2023 | 26 minutos
Idiomas: castelhano e árabe hassani

Sinopse

As mulheres saarauís estiveram sempre na vanguarda da resistência contra o colonialismo e a pilhagem do seu território por Marrocos. Apesar da repressão em Marrocos, intensificada pelo colapso do cessar-fogo com a Frente Polisário em novembro de 2020, ativistas que vivem sob ocupação reuniram-se para documentar a violência perpetrada contra as suas filhas, mães, irmãs e avós desde 1975. Este documentário explora esse processo histórico através das vozes das suas protagonistas como vítimas, pesquisadoras e ativistas internacionais. O resultado é um registo surpreendente da gravidade e extensão da violência exercida por Marrocos contra as mulheres, mas também uma fotografia do colonialismo a partir de uma perspetiva de género que enfatiza a força inabalável destas ativistas a lutarem pelos direitos dos seus povos.

 

Running Home

De Michelle-Andrea Girouard 
Canadá | 2019 | 30 minutos
Idiomas: inglês, espanhol, catalão, árabe hassani

Sinopse

Aos 24 anos, Inma propõe-se vencer uma maratona no deserto do Saara, mas as suas razões vão além do desafio físico. Uns meses antes, encontrou alguns documentos de adoção que revelavam a terra natal da sua mãe biológica: El Aaiún, no Saara Ocidental. Nunca ouviu falar do país e decide treinar para uma maratona internacional realizada nos campos de refugiados saarauís no Norte de África. É uma oportunidade única para conhecer a sua história, algo que nunca pôde fazer durante a sua infância em Espanha.

 

FiSahara

Criado em 2003 por gente do povo saarauí, o FiSahara – Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental é um festival anual de arte cinematográfica e cultura de direitos humanos, que busca entreter e capacitar aquele povo através do cinema, bem como aumentar a consciencialização internacional sobre a ocupação e repressão marroquina no Saara Ocidental.


 

Formulário online

Público-alvo
Geral

Informações bilheteira.cultura@cm-seixal.pt ou 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas)

Preço
A entrada é gratuita, sujeita a reserva antecipada através do formulário online (70 % da lotação) e na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal (restante lotação), no dia do evento

Está aqui