Kuxa Kanema – O Nascimento do Cinema

  • 20
    Terça-feira
    Maio 2025
21.30 h


A sessão integra o ciclo de cinema O Cinema Necessário – Processos de Luta e Independência e as comemorações do 51.º aniversário do 25 de Abril.


De Margarida Cardoso.

Portugal, França | 2003 | Documentário | 52 minutos | M/ 12 anos

 

A primeira ação cultural do governo moçambicano, logo após a independência em 1975, foi a criação do Instituto Nacional do Cinema (INC).

Os cinemas são nacionalizados e as unidades de cinema móvel vão mostrar por todo o país a mais popular produção do INC, o jornal cinematográfico Kuxa Kanema. O seu objetivo era «filmar a imagem do povo e devolvê-la ao povo».

Mas hoje, depois de anos de guerra, desilusões, e destruído por um fogo em 1991, a grande empresa que foi o INC quase não existe. Felizmente sobreviveram no arquivo as imagens que são o único testemunho dos onze primeiros anos de independência, os anos da revolução socialista.

É através dessas imagens e das palavras das pessoas que as filmaram, que vamos conhecer o percurso de um ideal de país, que se desmoronou, pouco a pouco, com o ideal de «um cinema para o povo» e com os sonhos das pessoas que um dia acreditaram que Moçambique poderia vir a ser um país diferente.

Ao contar a história do Instituto Nacional de Cinema de Moçambique (INC), dos seus filmes e das pessoas que lhe estão ligadas, este documentário conta igualmente a história de uma jovem nação africana.

Que parte pode o cinema contribuir para a reconstrução dos valores culturais? E que parte pode ainda contribuir para a destruição desses mesmos valores?

Depois de séculos de colonização, seguidos de anos de guerra civil, fome e destruição, um país pode finalmente procurar refletir em paz sobre o seu passado, reconstruir a sua identidade e reclamar a sua dignidade.
 


Ficha técnica

Título original: Kuxa Kanema: O Nascimento do Cinema | Intérpretes: Camilo de Sousa, Luís Carlos Patraquim, Gabriel Mondlane, Ruy Guerra, Carlos Jambo, José Cardoso, José Luís Cabaço, Licínio de Azevedo, Isabel Noronha | Realização: Margarida Cardoso | Produção: Filmes do Tejo.


 

Outras sessões do ciclo de cinema

21 de maio, quarta-feira
Nome

22 de maio, quinta-feira
Mário


 

Formulário online

Público-alvo
Geral

Informações bilheteira.cultura@cm-seixal.pt ou 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas)

Preço
Entrada gratuita, sujeita a reserva antecipada através do formulário online (70 % da lotação) e na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal (restante lotação), no dia do evento

Está aqui