Lucidez

Maio 2024
21.30 h

Espetáculo comemorativo do Dia Mundial da Dança, integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Classificação etária: M/ 6 anos.
Duração: 60 minutos.

«O código genético disso a que, sem pensar muito, nos temos contentado em chamar natureza humana, não se esgota na hélice orgânica do ácido desoxirribonucleico, ou DNA, tem muito mais que se lhe diga e muito mais para nos contar, mas essa, por dizê-lo de maneira figurada, é a espiral complementar que ainda não conseguimos fazer sair do jardim de infância.»

A citação de José Saramago pertence a «Ensaio sobre a Lucidez», obra do Prémio Nobel da Literatura português, e dá o mote para «Lucidez», a segunda coreografia de Nélia Pinheiro construída a partir de um livro do autor para ser interpretada pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora.

A coreógrafa havia já construído uma coreografia para a mesma companhia inspirada em «Ensaio sobre a Cegueira», um trabalho que culminou um percurso de experimentação coreográfica em torno do comportamento humano em situações de crise e violência, em que abordou os conflitos interiores, o medo, o individualismo e as questões éticas e morais associadas ao comportamento em sociedade. A coreografia também passou pelo Seixal, em 2022, integrada nas comemorações do centenário do nascimento de José Saramago.

«Ensaio sobre a Lucidez» encontra paralelo com «Ensaio sobre a Cegueira», livros com uma clara intenção alegórica, personagens em comum e um olhar crítico sobre a sociedade contemporânea. Nesta obra, José Saramago visa as instituições do poder político, lembrando as fragilidades da democracia e a possibilidade de formas degeneradas, em que sobressaem linhas de ação e pensamento de cariz autoritário ou ditatorial.

Com música de Gonçalo Almeida Andrade e figurinos de José António Tenente, «Lucidez» foi desenvolvido com o apoio da Fundação José Saramago, no contexto das comemorações do centenário do nascimento, fruto de um processo coletivo desenvolvido entre a coreógrafa e o elenco de bailarinos, em torno da exploração do tema do livro de José Saramago.

Criada pela coreógrafa e bailarina Nélia Pinheiro, a Companhia de Dança Contemporânea de Évora é uma estrutura artística de criação, programação e formação e desenvolve uma atividade continuada, numa lógica de descentralização cultural, com foco no desenvolvimento de uma linguagem coreográfica identitária e no cruzamento da dança contemporânea com outras áreas das artes e pensamento.

Formulário online

Geral

Informações bilheteira.cultura@cm-seixal.pt ou 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas)

Preço