Monólogo de Uma Mulher Chamada Maria com a Sua Patroa

Março 2024
21.30 h

Teatro por Cassandra, integrado no programa das comemorações do Dia Internacional da Mulher, concebido no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

O espetáculo comemora também o Dia Mundial do Teatro.

Classificação etária: M/ 12 anos.
Duração: 100 minutos.

Sinopse

«Monólogo de Uma Mulher Chamada Maria com a Sua Patroa», de Sara Barros Leitão, é o título roubado clandestinamente a um texto do livro «Novas Cartas Portuguesas» e que dá o mote para este espetáculo.

Partindo da criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal, em 1974, para contar a história, ainda pouco conhecida, ainda pouco contada, ainda pouco reconhecida, ainda pouco valorizada, do trabalho das mulheres, do seu poder de organização, reivindicação e mudança. Esta é a história do trabalho invisível que põe o mundo a mexer.

É a história das mulheres que limpam o mundo, das mulheres que cuidam do mundo, das mulheres que produzem, educam e preparam a força de trabalho.

Para a criação deste espetáculo, Sara Barros Leitão entrevistou trabalhadoras domésticas, historiadoras, sociólogos e sociólogas, dirigentes sindicais, empregadas de limpeza e juristas e realizou pesquisas documentais sobre o Sindicato do Serviço Doméstico no arquivo da CGTP localizado no Seixal.

Ficha técnica e artística

Criação, texto e interpretação: Sara Barros Leitão | Assistência à criação: Susana Madeira | Coordenação da pesquisa: Mafalda Araújo | Cenografia e figurino: Nuno Carinhas | Desenho de luz: Cárin Geada | Desenho de som: José Prata | Montagem e operação som: Mariana Guedelha e Maria Peres | Montagem e operação luz: Luís Ribeiro e Cárin Geada | Conceção de maquinaria: António Quaresma | Execução costura: Ponto sem nó | Direção de produção: Susana Ferreira | Comunicação e produção: Mariana Dixe | Coprodutores: 23 Milhas, Fundação Centro Cultural de Belém, A Oficina, Cineteatro Louletano, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, Teatro Municipal Baltazar Dias, Teatro Nacional São João, Teatro Viriato | Residência de coprodução: O Espaço do Tempo | Projeto financiado por: República Portuguesa e Direção Geral das Artes.

Formulário online

Acessibilidade – Língua Gestual Portuguesa e audiodescrição

Para este espetáculo, a Câmara Municipal do Seixal disponibiliza transporte em autocarro para pessoas com deficiência visual, entre a Estação de Comboios do Fogueteiro e o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, mediante inscrição obrigatória até às 12.30 horas do dia 26 de março.

Inscrições: 915 635 090 ou bilheteira.cultura@cm-seixal.pt

Partida da estação do Fogueteiro: 20.30 horas
Regresso à estação do Fogueteiro: partida do Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal após o final do espetáculo

Preço