Orquestra Sinfonietta de Lisboa
-
07Sexta-feiraNovembro 2025
A Orquestra Sinfonietta de Lisboa, sob a direção do seu maestro titular, Vasco Pearce de Azevedo, apresenta em palco um espetáculo comemorativo do 189.º aniversário do concelho do Seixal e do centenário do nascimento de Carlos Paredes (1925-2004), nome incontornável da composição e interpretação na guitarra portuguesa e um dos principais responsáveis pela sua divulgação e popularidade internacional.
O concerto inclui peças compostas por Carlos Paredes, com composições que contam com arranjos para guitarra portuguesa e orquestra da autoria dos compositores portugueses Francisco Tavares, Tiago Derriça e Luís Cardoso e terão como solista o guitarrista de Coimbra Paulo Soares. Além de obras de Carlos Paredes, a atuação exibe ainda obras de Joseph Guy Ropartz e Edvard Grieg.
Enquanto instrumentista e compositor, Carlos Paredes legou-nos uma vasta obra que prestigia a arte e a cultura portuguesa, sendo simultaneamente uma personalidade de grande dimensão humana, cujo talento artístico se aliou à intervenção cívica e solidária. Além de vários álbuns em nome próprio, em coautoria e em colaboração, o seu talento ficou associado a algumas antologias e a bandas sonoras de filmes e música para teatro, sendo igualmente motivo de diversas interpretações em coreografias de dança.
Nascida em 1995 e tendo na sua direção o maestro Vasco Pearce de Azevedo e como maestro adjunto António Lourenço, a Sinfonietta de Lisboa tem como base 29 instrumentistas de corda, podendo integrar sopros ou outros instrumentos para ir ao encontro das exigências dos programas a executar.
Ao longo de 30 anos de existência, a orquestra já atuou nas principais salas de espetáculos de Lisboa e Porto e já conquistou audiências um pouco por todo o país. O seu repertório percorre temas desde o período barroco até ao séc. XX, tendo atuado com diversos solistas como Andrea Bocelli, Placido Domingo, José Carreras, Jorge Moyano, Adriano Jordão, Peter Devries e Pedro Jóia, entre outros.
A Sinfonietta de Lisboa integra a Associação Musical Ricercare, no âmbito da qual se encontra empenhada na divulgação de música do século XX, com particular atenção à obra de compositores portugueses contemporâneos, tendo apresentado várias estreias de obras de Eurico Carrapatoso, Sérgio Azevedo, Carlos Marecos, Carlos Caires, Bernardo Sassetti, Mário Laginha, Carlos Fernandes, Vasco Pearce de Azevedo, Pedro Faria Gomes, Pedro Jóia e Ivan Moody, entre outros.
Bilheteira
- Na bilheteira online BOL (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
-
Na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.
* Descontos
- Entrada gratuita: jovens munícipes até 25 anos (inclusive) e para munícipes maiores de 65 anos (inclusive), em ingressos levantados localmente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.
- 50 % de desconto: trabalhadores das autarquias do Seixal, munícipes, bombeiros e voluntários da Cruz Vermelha do concelho do Seixal, em bilhetes adquiridos localmente na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal.
Classificação etária M/ 6 anos
Bilheteira/Informações 210 976 100 (Fórum Cultural do Seixal)
Bilheteira Online/Reservas (24 horas) 1820 (BOL)


