Os Caranguejos de Istambul

Junho 2024
    Junho 2024
21.30 h

Espetáculo pela companhia Teatro da Terra.

6, 7, 8, 13, 14 e 15 de junho, de quinta-feira a sábado

Classificação etária: M/ 16 anos.

Sinopse

Artur e Vítor, nascidos em África e filhos de colonos, quando ocorreu a descolonização eram jovens revolucionários que resolveram embarcar no espírito do tempo, romper com as famílias e ficar no país novo, contribuindo para a mudança do mundo.

Tarefa a que se entregaram sem dúvidas, por décadas, tendo constituído famílias mestiças, e dividido o mundo entre «nós» e «eles».

Agora estão na idade madura, o cenário geopolítico mudou completamente as perspetivas e grande parte dos frutos que caíram da árvore apodreceram no chão.

Na idade do balanço receiam concluir que o mundo é que os mudou e que a globalização desmantelou todos os valores em que acreditavam. Mas quem traiu o quê, se as ilusões eram de todos?

Resolvem então encenar uma peça que adapte Gil Vicente à realidade política que os envolve.

Contudo, a morte de um rapper, que era um ídolo popular e um cantor de intervenção, precipita tudo. A desnecessária violência da polícia contra a multidão que se amontoava no velório do músico repercute-se no seio das famílias de Vítor e Artur.

O filho de Artur, jovem de sangue na guelra que luta pela justiça, embrulhou-se na briga e vê-se metido num sarilho de coloração política. E as suas mulheres resolvem abandonar os seus países de origem e mudar de continente.

Chegou de novo a hora de Vítor e Artur terem de decidir a que lugar pertencem. E regressar ao quê, se os vínculos que os fizeram acreditar numa ideia de futuro mais equitativa parecem ter-se esfumado? Fazem a peça de Gil Vicente ou abandonam tudo e o trabalho de uma vida?

Cinquenta anos depois do 25 de Abril, uma comédia social que retrata o corpo-a-corpo de uma geração com as suas expectativas políticas.

Ficha artística e técnica

Encenação: Maria João Luís | Com: António Simão e Paulo Pinto | Cenografia e figurinos: Ana Teresa Castelo | Música: Baskiat | Desenho de luz: Pedro Domingos | Assistência de encenação: Filipa Leão | Ilustração do cartaz: Joana Villaverde | Assistência de produção: Carina R. Costa, Filipe Gomes | Direcção de produção: Pedro Domingos | Produção: Teatro da Terra 2024.

Bilheteira

- Na bilheteira online BOL (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
- Na bilheteira do Auditório Municipal, que abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

Bilheteira/Informações 210 976 100 (Fórum Cultural do Seixal)

Bilheteira Online/Reservas (24 horas) 1820 (BOL)

Preço
10 euros (público em geral) | 6 euros (jovens até 25 anos, munícipes, reformados, trabalhadores das autarquias do Seixal, profissionais do espetáculo e para Teatro da Terra, para bilhetes adquiridos na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal)