Trio Aeternus – Música Arménia do Séc. XX e XXI
-
29SábadoSetembro 2018
Comemoração do Dia Mundial da Música.
Concerto comentado pelo musicólogo e compositor Virgílio Melo.
Músicos: Lucjan Luc (piano), Alexander Stewart (violino) e Varoujan Bartikian (violoncelo)
Público-alvo
Maiores de 6 anos.
Bilheteira
Na Ticketline.pt (reservas e informações 24 horas: 1820) e nos locais habituais.
No Fórum Cultural do Seixal/Biblioteca Municipal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
Este espetáculo do Trio Aeternus direciona-nos para dois dos compositores mais emblemáticos da Arménia, Komidas e Babajanian; mais um compositor contemporâneo arménio, Agoshian.
Komitas, o «salvador da música arménia», um padre musicólogo e compositor que, através das cerca de 3000 canções folclóricas que recolheu (das quais se conhecem hoje 1200) salvou o legado cultural musical da Arménia, que terá sido perdido na totalidade aquando dos anos em que o povo arménio sofreu o Genocídio (1915-1921).
O Trio Aeternus apresenta canções (em versão trio para piano violino e violoncelo) cujas melodias são de grande pathos e refletem as raízes culturais deste povo.
Quanto a Babajanian, compositor e grande pianista falecido em 1983, o seu trio é igualmente carregado de emoção por ter sido composto numa altura em que ele próprio lutava contra uma doença grave.
Ardashas Agoshian, compositor arménio nascido em Istambul em 1977, dedica «Homage to Komidas» ao Trio Aeternus.
Estas obras escolhidas pelo Trio Aeternus são inegavelmente o espelho da riqueza cultural deste povo.
O Trio Aeternus é constituído por: Alexander Stewart, concertino da Orquestra Sinfónica Portuguesa; Varoujan Bartikian, 1.º violoncelo da Orquestra Gulbenkian e Lucjan Luc, pianista solista e professor de piano em Espanha.

Telefone 210 976 100
Reservas/Informações 24 horas 1820

