Per Zanussi & Vestnorsk Jazzensemble
-
19Quinta-feiraOutubro 2023
Festival Internacional SeixalJazz 2023
Per Zanussi: contrabaixo e composição
Kjetil Møster, Heidi Kvelvane, Elisabeth Lid Trøen e Kristoffer Alberts: saxofones
Didrik Ingvaldsen e Simen Kiil Halvorsen: trompetes
Thomas Dahl: guitarra
Gro Austgulen: violino
John Derek Bishop: eletrónica
Børge Fjordheim e Raymond Storaunet Lavik: bateria
Nascido em 1977, Per Zanussi começou a tocar vários instrumentos aos cinco anos, mas elegeu o baixo; aos 13, tocava já em bandas de rock, mas depois de descobrir o jazz, rapidamente mudou para o contrabaixo. Estavam dados os primeiros passos da carreira deste contrabaixista e compositor norueguês.
Zanussi tem um mestrado em música do Conservatório de Trondheim e da Academia Norueguesa de Música, em Oslo, com especialização em contrabaixo e composição. Em 2017, concluiu também o seu projeto de doutoramento Natural Patterns – Music Making with an Ensemble of Improvisers, através do programa norueguês de investigação artística e da Universidade de Stavanger, que deu origem ao Per Zanussi Ensemble e que inclui músicos como Sofia Jernberg, Eivind Lønning, Raymond Strid e David Stackenäs.
Ainda enquanto estudante em Trondheim, funda o projeto eletrónico Wibutee, juntamente com Håkon Kornstad e Wetle Holte, do qual resultaram três álbuns e uma digressão por quase todo o mundo nos anos seguintes. Mais tarde, funda o Zanussi 5, o seu projeto mais duradouro até à data, que gravou quatro álbuns em quinteto e um quinto como uma versão da Trondheim Jazz Orchestra, um grupo de doze elementos, incluindo o Zanussi 5. Em 2012, lança o álbum «Live», de Zanussi 13, uma versão de 13 elementos de Zanussi 5, constituída pelo grupo principal e por todos os músicos que tocaram com a banda ao longo dos anos, entre os quais Jonas Kullhammar e Stian Westerhus.
O seu trabalho de composição resultou até agora em música para espetáculos de teatro e dança premiados e curtas-metragens. Além disso é um dos elementos do Trespass Trio (com Martin Kuchen e Raymond Strid) e do Eyolf Dale Trio, figurando em vários outros projetos como sideman.
Em novembro de 2022, é editada «Li and the Infinite Game», peça composta por Per Zanussi & Vestnorsk Jazzensemble, com quem se apresenta no Seixal, juntamente com 11 músicos. Trata-se de um projeto que dá continuidade ao trabalho do músico para grandes ensembles e que mistura diferentes interesses musicais do compositor, indo buscar inspiração ao funk futurista, ao prog-afrobeat, às baladas de xamãs coreanas e ao free jazz norte-africano. Um trabalho que se inicia no «Li», nome chinês que se refere aos padrões e fluxos da natureza, cíclicos, assimétricos e ordenados ao mesmo tempo, e que termina num jogo infinito que se refere ao modo como os músicos dão vida às composições abrangentes de Zanussi, misturando as improvisações de todo o combo com os solos. Um trabalho muito bem acolhido pela crítica na Noruega e também no exterior, tendo sido eleito pela New York City Jazz Record como um dos melhores lançamentos de grandes conjuntos de 2022.
Per Zanussi Site | Vestnorsk Jazzensemble Site
Bilheteira
- Na Ticketline e locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
- A bilheteira do Auditório abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.
Bilhete único: 12 euros (25 % de desconto para jovens até 25 anos, munícipes, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal).
Assinatura de bilhete único: 60 euros (6 dias).
Reservas/informações Ticketline
- Ligue (24 horas) 1820
- A partir do estrangeiro ligue +351 217 941 400
Facebook SeixalJazz
Twitter SeixalJazz
Instagram SeixalJazz
Flickr SeixalJazz
Deezer SeixalJazz