Hospital no Seixal

A construção do hospital no Seixal está cada vez mais perto. O governo inscreveu uma verba no Orçamento do Estado para 2017 para relançar o projeto e o concurso para construção no valor de 10 milhões de euros.

O concelho é servido pelo Hospital Garcia de Orta, em Almada, que foi projetado para 150 mil habitantes e serve atualmente 450 mil, residentes nos concelhos do Seixal, Almada e Sesimbra. Este equipamento encontra-se sobrelotado, com elevados tempos de espera nas urgências, consultas externas e nos exames complementares de diagnóstico.

O hospital no Seixal, um equipamento de proximidade, irá permitir descongestionar o Hospital Garcia de Orta que, apesar de ser um hospital de referência, não tem recursos suficientes para responder a tantos utentes. 

O equipamento no concelho representa um investimento total de 60 milhões de euros. Será construído em terreno do Estado, no Fogueteiro, com o apoio da Câmara do Seixal através da isenção do pagamento de taxas municipais e a construção de acessos e infraestruturas, num valor próximo dos dois milhões de euros.

Hospital estará vocacionado para os cuidados em ambulatório, com serviço de urgência básica 24 horas

Estará vocacionado para os cuidados em ambulatório, com serviço de urgência básica 24 horas. Prevê a realização de consultas externas diferenciadas, com meios complementares de diagnóstico e terapêutica e exames técnicos em várias especialidades. Terá 72 camas, 60 de convalescença e 12 de cuidados paliativos, 23 especialidades e unidades de cirurgia em ambulatório, de apoio domiciliário e de medicina física e de reabilitação. 

Comissões de utentes de saúde, órgãos autárquicos, a Plataforma Juntos pelo Hospital e população têm realizado várias iniciativas de forma a reivindicar a necessidade deste equipamento no concelho. Foi o caso do cordão humano em torno da Baía do Seixal, que reuniu mais de 10 mil pessoas, a entrega de uma petição pública na Assembleia da República com mais de 8 mil assinaturas, a realização do Natal do Hospital no Seixal, que todos os anos reúne artistas locais e nacionais em torno desta causa. 

Destaque ainda para a Campanha 1 Voto pelo Hospital no Seixal que durante um ano percorreu equipamentos municipais, associações, coletividades, farmácias, instituições, e que permitiu à população votar pelo hospital no Seixal. Esta campanha reuniu 35 mil votos.

O hospital no Seixal representa um investimento total de 60 milhões de euros.

Partilhar

Está aqui