Exposição 20 Anos da Rede Social do Seixal – Pessoas com Deficiência
Pessoas com deficiência
A Câmara Municipal do Seixal tem assumido a questão da deficiência como um dos eixos centrais para o desenvolvimento do concelho, nomeadamente através da promoção de estratégias e respostas, juntamente com as entidades parceiras da Rede Social do Seixal, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência residentes no concelho.
A Câmara Municipal do Seixal e as instituições/organizações que atuam nesta área, desenvolvem projetos e criam estratégias que visam construir respostas concertadas que contribuam para a promoção da inclusão da pessoa com deficiência.
O índice deficitário de cobertura de serviços, respostas e equipamentos para a integração das pessoas com deficiência incentivou as instituições a candidatarem-se ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Os processos, desenvolvidos com o apoio da autarquia, resultaram na construção de três novas instalações e na reconversão de outras já existentes.
A Câmara Municipal do Seixal tem vindo a apoiar as entidades no terreno financeiramente, através do Plano Anual de Apoio, do Plano de Apoio Específico e do Plano de apoios à construção e requalificação do edificado, colaborando no âmbito de candidaturas a financiamentos, na elaboração de projetos, na submissão e acompanhamento de candidaturas a fundos estruturais e comunitários, na construção e requalificação de edificado, no transporte, na cedência de terrenos em formato de contrato de comodato, entre outras formas.
Projetos
Comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Durante o mês de dezembro assinala-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no concelho com diversas iniciativas realizadas pela autarquia e organizações parceiras.
As celebrações incluem visitas a espaços culturais, desporto adaptado inclusivo, eventos para dinamização das relações interpessoais e interfamiliares, entre outras iniciativas, com o potencial de contribuírem para a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários e das suas famílias.
Seixal Acolhe
Este projeto procura facilitar a integração de pessoas com deficiência através da disponibilização de transporte para visitas culturais e de lazer.
Trata-se de um contributo efetivo para o acesso à cultura, ao conhecimento, à adaptabilidade aos contextos comunitários e relações sociais, à comunicação, ao combate ao isolamento, à promoção da autonomia e à inclusão.
Podia Ser Consigo
Sensibiliza para a alteração dos comportamentos e eliminação de barreiras arquitetónicas e urbanísticas, através de ações de rua.
Tem como objetivo contribuir para a alteração de comportamentos que constituem obstáculos na via pública e para a eliminação de pequenas barreiras urbanísticas aí existentes, visando uma sociedade mais inclusiva.
São parceiros neste projeto a Câmara Municipal do Seixal, a Associação Portuguesa de Deficientes – Delegação da Margem Sul, a Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal, a Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Seixal e Almada, a Cooperativa Nacional de Apoio ao Deficiente – Núcleo de Almada e Seixal, a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, a Polícia de Segurança Pública, as juntas de freguesia do concelho do Seixal e a Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal.
Seixal Acessível
O projeto Seixal Acessível visa a criação de acessibilidades nos domicílios de pessoas com necessidades especiais e/ou com deficiência motora, anulando ou minorando barreiras arquitetónicas. O objetivo é proporcionar uma maior independência às pessoas com mobilidade reduzida, garantindo-lhes uma maior autonomia e qualidade de vida.
A anulação das barreiras arquitetónicas nos espaços comuns interiores de um edifício de habitação e nas habitações de pessoas com mobilidade reduzida realiza-se através de:
Construção de rampas;
Adequação da disposição das loiças das casas de banho;
Construção de zonas de duche para deficientes e colocação de barras de apoio;
Colocação de plataformas e cadeiras elevatórias em escadas;
Alargamento dos vãos de porta;
Colocação de pavimentos em materiais antiderrapantes.
Transporte Adaptado
O Serviço Público de Transporte Adaptado é gratuito e visa a promoção da inclusão, da cidadania e do respeito pela diversidade, procurando ir de encontro às necessidades das pessoas condicionadas na sua mobilidade.
O serviço presta apoio a crianças, jovens e adultos com mobilidade reduzida, deficiência e necessidades específicas, a frequentar o ensino público, centros de atividades ocupacionais ou inserção profissional.
Os seus principais objetivos são:
Possibilitar o acesso diário ao ensino regular e à formação profissional de crianças e jovens com deficiência motora;
Disponibilizar transporte a munícipes deficientes para deslocações ao local de trabalho, para atividades ocupacionais, culturais e de lazer;
Possibilitar a concretização de projetos socioculturais, incrementando o acesso ao turismo social, ao lazer e à cultura, a pessoas deficientes.
Seminários, colóquios e conferências
Realização de atividades online e presenciais com o objetivo de alertar e sensibilizar para as diversas componentes da vida das pessoas com deficiência.
Pretende-se transmitir à comunidade em geral um maior conhecimento sobre as limitações e constrangimentos que a pessoa com deficiência tem de enfrentar diariamente.
Sensibilizar a comunidade para a necessidade de participação e para que faça parte da solução, contribuindo ativamente para a inclusão destas pessoas em situação de maior fragilidade, acolhendo-as e apoiando-as nos seus sonhos e desejos.
Prestar apoio às famílias através da transmissão de práticas e processos facilitadores que contribuam para uma mais eficiente resposta às questões relacionadas com as pessoas com deficiência e com os seus cuidadores e agregado familiar.
Seixal Integra
Seixal Integra é um projeto de turismo social de caráter inclusivo dirigido a pessoas com deficiência e/ou em situação socioeconómica desfavorável, envolvendo a rede institucional de apoio à deficiência e de intervenção comunitária, que pretende proporcionar maior acesso ao turismo, à cultura e ao lazer.
São parceiros no projeto a autarquia, a Cooperativa Nacional de Apoio ao Deficiente – Delegação da Margem Sul, a Associação Portuguesa de Deficientes, a Santa Casa da Misericórdia do Seixal e as instituições que efetuam atendimento e acompanhamento social nas respetivas zonas de intervenção.
Conheça os parceiros do Conselho Local de Ação Social do Seixal

