Deliberações da reunião de câmara descentralizada
A Câmara Municipal do Seixal tem investido no apoio à criação de diversas respostas sociais, nas áreas da infância, da terceira idade e da deficiência, através da cedência de terrenos, financiamento de projetos de arquitetura e especialidades e apoio à construção de equipamentos, o que tem permitido às Instituições Particulares de Solidariedade Social o acesso ao financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência.
Na reunião pública descentralizada realizada esta quarta-feira, dia 13 de agosto, o executivo municipal aprovou a atribuição de uma comparticipação financeira para a continuidade da construção da creche do Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Fernão Ferro, no Pinhal do General.
Este novo equipamento social permitirá dar resposta a 92 crianças, reforçando a rede de apoio à infância no concelho. Foi também aprovada a comparticipação financeira para as Instituições Particulares de Solidariedade Social, com valência na área da infância, para apoio à realização dos seus planos de atividades.
Ainda em termos de desenvolvimento social, a autarquia aprovou a celebração do contrato-programa com a Associação Um Exemplo de Amor, no âmbito do projeto Estás na Mira – 9.ª Geração.
Nesta sessão, foi ainda aprovada a assinatura do contrato-programa com a Associação Náutica do Seixal, com vista ao transporte fluvial de passageiros para a praia da Ponta dos Corvos, bem como a celebração do protocolo de colaboração com a Associação dos Amigos dos Tocá Rufar para a continuidade de implementação do Curso Regular Tocá Rufar no quadriénio 2025-2029, nas escolas do 1.º ciclo da rede pública do concelho, e aprovou também o contrato-programa destinado ao início do projeto para o próximo ano letivo.
No âmbito do desenvolvimento desportivo, foram aprovados os contratos-programa com o Atlético Clube de Arrentela para apoio à requalificação do complexo desportivo; com o Grupo Recreativo de Santo António para a requalificação da cobertura da sede; com a Sociedade Filarmónica Operária Amorense para apoio à reparação das infiltrações no ginásio, e com o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho para apoio à requalificação do complexo desportivo; e os protocolos com o Clube de Canoagem de Amora, Associação Naval Amorense e o Clube do Pessoal da Siderurgia do Seixal com vista ao funcionamento e utilização das piscinas municipais e consequente concretização da prática das atividades aquáticas.
Foi também aprovado o protocolo de colaboração com Xerem – Associação Cultural para a criação de uma instalação artística, realizada por Studio Mónica de Miranda e Hangar – Associação Cultural e Artística, no âmbito do projeto do Parque Agrícola da Quinta da Princesa.
Para apoio à realização da iniciativa Play Youth, foi aprovado o contrato-programa com a Associação Portugal Battle League, mantendo a política de valorização da Câmara Municipal do Seixal aos jovens e ao movimento associativo juvenil.
Partilhar

