Mariem + El Reflejo en la Arena + El Susurro del Viento

  • 16
    Quarta-feira
    Setembro 2026
21.30 h


Duração total da sessão: 53 minutos.

 

Mariem

De Javier Corcuera
Documentário, animação | Espanha | 2025 | 15 minutos | Idioma: árabe hassani

Mariem Hassan foi a voz mais importante da música popular saarauí e um verdadeiro símbolo da resistência do seu povo no exílio. Ao enfrentar uma doença terminal, decidiu retirar-se para o coração do deserto e regressar à zona libertada onde viveu a sua infância. Foi nesse cenário de regresso às origens que compôs o seu tema mais íntimo, La Despedida (A Despedida), e fez um último pedido: que filmassem o seu derradeiro testemunho. Esta curta-metragem é o registo desse adeus artístico e humano de uma lenda inesquecível.

 

El Reflejo en la Arena

De Guillermo Marín
Documentário | Espanha | 2025 | 16 minutos | Idioma: árabe hassani

As rochas, esculpidas pelo mar e pelo vento, resistem ao tempo, exibindo as cicatrizes dos fragmentos que lhes foram arrancados. É a partir dessa praia que um jovem saarauí inicia uma viagem mental até à sua última visita aos campos de refugiados. Entre lugares, rituais, história e a passagem do tempo, a sua voz funde-se com as memórias das histórias contadas pela sua mãe. Cria-se, assim, um contraste profundo e comovente entre a realidade de um passado recente e a dureza do presente.

 

El Susurro del Viento

De Ekain Albite
Documentário | Espanha | 2020 | 22 minutos | Idioma: basco, árabe hassani

O documentário acompanha Tahar, um jovem saarauí de 20 anos residente em Espanha, que é forçado a regressar ao campo de refugiados de Tinduf após receber a notícia de que o pai está nos seus últimos momentos de vida. Durante o ritual islâmico de lavar o corpo do pai, Tahar inicia uma dolorosa viagem interior através das suas memórias, cicatrizes e contradições de viver entre dois mundos. Uma obra poderosa sobre a urgência do perdão, as heranças familiares e as duras realidades do exílio.

 

 

FiSahara

O FiSahara – Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental é o único festival de cinema do mundo que acontece, todos os anos, num campo de refugiados. Criado em 2003, dá voz à causa do povo saarauí, chama a atenção para a ocupação ilegal do Saara Ocidental por parte de Marrocos e alerta para o desrespeito dos direitos humanos.

 

Outras sessões

15 de setembro, terça-feira
El Tiempo Después de la Lluvia

17 de setembro, quinta-feira
Aminetu

 

Formulário online

Público-alvo
Geral

Informações bilheteira.cultura@cm-seixal.pt ou 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas)

Preço
Entrada gratuita, mediante reserva prévia através de formulário online

Está aqui