3.ª fase do projeto Recolher Porta a Porta para Valorizar

13 Jun '22

No âmbito da 3.ª fase do projeto Recolher Porta a Porta para Valorizar, promovido pela Câmara Municipal do Seixal, foi alargada a implementação da recolha seletiva de biorresíduos à Quinta de Valadares, Alto do Moinho, Flor da Mata e Quinta José Miranda.

A autarquia iniciou a entrega a todos os moradores de informação sobre os procedimentos a adotar e de um contentor castanho de utilização individual, destinado à deposição de biorresíduos.

Esta recolha permite retirar os resíduos urbanos biodegradáveis do contentor do lixo normal e evitar que sejam depositados em aterro sanitário. Evita-se assim o desperdício de um resíduo valorizável, que será transformado em composto e poderá ser utilizado para melhorar a qualidade do solo em pomares e vinhas.

São considerados biorresíduos todos os restos de alimentos crus ou cozinhados e ainda restos de aparas de jardins de pequena dimensão e relva. Também se podem colocar guardanapos e toalhetes de papel no contentor castanho.

A partir de 20 de junho, a recolha de resíduos passará a efetuar-se a partir das 7 horas: às segundas-feiras para os contentores verdes (resíduos indiferenciados) e às quintas-feiras para os contentores castanhos (biorresíduos). Após a recolha, devem ser removidos da via pública.