Recolha seletiva de biorresíduos arranca em Valadares

27 Maio '22

A 3.ª fase do Projeto Recolher Porta a Porta para Valorizar vai começar na zona de Valadares, no próximo dia 30 de maio, e contempla a visita a 2000 moradias até ao final de setembro.

O Seixal foi, em 2019, o primeiro município da região de Setúbal a implementar um novo sistema de recolha seletiva de biorresíduos, no âmbito do projeto Recolher Porta a Porta para Valorizar.

As fases I e II do projeto, desenvolvido pela câmara municipal e financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos – POSEUR, decorreram em 2019 e 2021 e abrangeram cerca de 16 000 moradias.

O município do Seixal vai agora alargar, na fase III, o projeto às zonas de moradias de Valadares, Flor da Mata, Quinta José Miranda e Alto do Moinho. Nesta nova fase, que vai abranger mais 2000 moradias e uma população de 3700 habitantes, os monitores ao serviço da câmara municipal irão percorrer estas localidades para dar a conhecer o projeto e a forma de funcionamento do mesmo.

A partir de dia 30 de maio, na zona de Valadares, inicia-se a entrega a todos os moradores da informação sobre os procedimentos a adotar e um contentor castanho de utilização individual, destinado à deposição de biorresíduos. Ao aceitar o contentor castanho de 120 litros, facultado gratuitamente pela Câmara Municipal do Seixal, a população estará a contribuir para a criação de um sistema de recolha mais amigo do ambiente.

Esta recolha permitirá retirar os resíduos urbanos biodegradáveis do contentor do lixo normal e evitar que sejam depositados em aterro sanitário, com todos os inconvenientes que isso pode trazer. Com esta ação, cada cidadão poderá contribuir para evitar o desperdício de um resíduo valorizável que, desta forma, será transformado num produto com valor, o composto, que pode ser utilizado para melhorar a qualidade do solo em pomares e vinhas.

A 31 dezembro de 2023, a recolha seletiva de biorresíduos será obrigatória em todo o território nacional, para cumprimento da legislação nacional e comunitária, pelo que a Câmara Municipal do Seixal se antecipou e já está a implementar o sistema em todas as zonas de moradias do município que tenham recolha porta a porta.

Ligue-se a esta iniciativa!

Município do Seixal – Separar hoje, para valorizar amanhã!