Ação social conta com nova resposta descentralizada

23 Out '23

Instituições particulares de solidariedade social do concelho são elemento-chave no funcionamento do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do Seixal.

O novo serviço assegura o atendimento e o acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, incluindo beneficiários de Rendimento Social de Inserção, e o atendimento em situação de emergência social.

Assente num modelo descentralizado de resposta, o serviço conta com a participação de instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho, consideradas, pela sua dispersão territorial e experiência acumulada no âmbito da intervenção social, parceiras ideais na implementação do projeto. A estratégia foi considerada a mais razoável pela Câmara Municipal do Seixal, face às exigências colocadas pelo processo de transferência de competências para as autarquias locais em matéria de ação social.

Objetivos do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do Seixal (SAAS):

• Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação, em articulação com os competentes serviços e organismos da administração pública;
  • Prevenir situações de pobreza e de exclusão social;
  • Contribuir para a aquisição e/ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
  • Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
  • Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

As instituições que asseguram o serviço estão distribuídas por todas as freguesias do concelho, encontrando-se disponível um mapa onde, através da introdução da morada de residência, é possível ficar a conhecer o local de atendimento onde os munícipes se devem dirigir.