Adjudicada obra da Unidade de Saúde de Paio Pires

-
25 Jul '25

O executivo da Câmara Municipal do Seixal aprovou, na reunião pública descentralizada realizada esta quarta-feira, dia 23 de julho, nas instalações do Clube Desportivo e Cultural do Casal do Marco, a adjudicação da construção da futura Unidade de Saúde de Paio Pires, uma obra prevista nas Grandes Opções do Plano e Orçamento, com um prazo de execução de um ano. 

A autarquia disponibilizou uma área com cerca de 6 mil metros quadrados, na Rua Machado dos Santos, destinada à construção daquele equipamento, que permitirá minimizar as graves carências de cuidados de saúde sentidas naquela localidade e que irá servir cerca de 15 mil habitantes.

Nesta sessão, foi também aprovada a abertura de concurso público para o fornecimento de refeições nas escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos e secundárias da rede pública do concelho, totalizando 12 refeitórios escolares, até 31 de julho de 2027. «Esta proposta vem ao encontro do cumprimento de três grandes objetivos da Agenda 2030: erradicação da fome, educação de qualidade e redução das desigualdades», afirma Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal.

No âmbito dos apoios concedidos ao movimento associativo, foram contempladas as seguintes entidades:

  • À Associação de Colectividades do Concelho do Seixal (para o desenvolvimento de atividades inerentes à 42.ª Seixalíada);
  • Ao Centro Cultural e Desportivo das Paivas (apoio à conclusão dos trabalhos no exterior do edifício da Escola de Ballet);
  • Ao Clube de Ciclismo da Aldeia de Paio Pires (organização do 32.º Grande Prémio de Ciclismo);
  • À Federação Portuguesa de Atletismo (organização dos campeonatos nacionais de atletismo sub-20 em pista ao ar livre);
  • À Fábrica da Igreja Paroquial do Seixal (apoio à realização das festividades em honra de São Pedro);
  • Ao Rancho de Danças e Cantares de Vale de Milhaços (apoio à construção de vedação na sede).

Ainda em relação a apoios concedidos a associações, foram contempladas entidades ligadas a projetos sociais e outras que trabalham na área da saúde, nomeadamente:

  • À ARISCO – Instituição para a Promoção Social e da Saúde (projetos Aventura na Cidade e Prevenir em Coleção);
  • À Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul;
  • À Associação Pata D'Açúcar e Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho do Seixal.

Partilhar

Está aqui