Almofadas originais contra a violência doméstica

Almofadas
18 Fev '15

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, o município do Seixal está a promover uma ideia original de reflexão sobre a violência doméstica e de género: a criação de almofadas com mensagens sobre esta temática que, em março, integrarão uma exposição coletiva.

O desafio está lançado e todos estão convidados a participar, instituições e particulares. O que se propõe é que reflita sobre a temática da violência doméstica e de género e transponha para uma almofada as suas ideias e pensamentos, através de imagens, objetos, desenhos ou palavras.

Não é necessário ser artista, basta acreditar e defender o direito a oportunidades iguais. A violência não atinge só mulheres ou crianças e pode estar na porta ao lado. É para não a abafar e para mudar comportamentos que a autarquia está a lançar o desafio de expressar a inquietação numa almofada que, ao contrário das que reprimem os gritos e a dor, tem a oportunidade de falar.

As almofadas devem ter uma dimensão não superior a 50 x 50 cm e podem ser feitas com materiais à escolha. Os trabalhos devem ser entregues até dia 3 de março. Quem quiser participar sem enviar a almofada pode fotografá-la e enviar a imagem para o email accao.social@cm-seixal.pt até à mesma data.

As almofadas vão fazer parte de uma exposição denominada Almofadas – Sonos Falados, Expressões da Violência Doméstica e de Género, que será inaugurada no dia 10 de março, terça-feira, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.